Wilson Lima reafirma qualidade de vacinas aplicadas nos municípios do AM

Governador Wilson Lima FVS-AM Amazonas Vacinação Covid-19
Foto: Diego Peres

O governador Wilson Lima reafirmou, durante o mutirão “Vacina Amazonas” no município de Rio Preto da Eva (distante 57 quilômetros de Manaus), que todas as vacinas aplicadas nos municípios seguem os padrões de validade. A mobilização na cidade começou às 8h e pretende vacinar 3 mil pessoas na faixa etária de 20 anos ou mais.

“No Amazonas não há nenhum registro de aplicação de vacinas vencidas. Não há necessidade de quem vacinou voltar para tomar a vacina. Quem está divulgando qualquer coisa nesse sentido está agindo de má-fé”, afirmou Wilson Lima.

Conforme nota emitida pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), todos os lotes de vacina encaminhados pelo Ministério da Saúde, via Programa Nacional de Imunização (PNI), foram distribuídos em tempo oportuno aos municípios. A FVS-AM realiza o monitoramento junto às secretarias municipais em relação ao controle de estoque de vacina, de acordo com lote e data de vencimento e, não há registro, por estas secretarias, de aplicação de doses com data de validade vencida.

“Um apelo para a população que antes de tomar qualquer atitude, consulte os órgãos responsáveis, consulte os órgãos credenciados, consulte a secretaria de saúde do seu município, consulte os sites do Governo do Estado, da Fundação de Vigilância em Saúde, para que você possa tomar qualquer decisão nesse sentido”, frisou o governador Wilson Lima.

Ainda conforme a FVS-AM, a coordenação estadual do PNI está monitorando, junto aos municípios, para verificar se pode ter ocorrido falha de registro no sistema de informação; e quais as medidas que serão estabelecidas a partir do resultado desta análise.