Saúde | AM

Wilson Lima pontua importância das UBSs no combate ao Covid-19

FOTOS: Arthur Castro / Secom
FOTOS: Arthur Castro / Secom
Zukka Brasil | AM
Escrito por Zukka Brasil | AM

Saúde/Am – O governador do Amazonas, Wilson Lima, ressaltou, durante pronunciamento à imprensa nesta quarta-feira (14/10), que o estado recebeu avaliação positiva da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), em relação às ações de enfrentamento à pandemia. No entanto, ele enfatizou que a capital, Manaus, recebeu recomendação para reforçar a cobertura de Atenção Básica, em pontos como o monitoramento domiciliar, tanto em relação ao rastreamento de contactantes dos doentes, quanto no acompanhamento de suspeitos.

Wilson Lima frisou que o Amazonas está entre as referências nacionais no combate à pandemia, de acordo com a OPAS, que esteve no estado acompanhando a ampliação na testagem e nos leitos, além da montagem de novos protocolos. O governador destacou, também, que a cobertura de Atenção Básica de Saúde no município é importante para avançar ainda mais nas estratégias de combate à Covid-19.

“A OPAS comprovou que o motivo pelo qual nós tivemos uma letalidade menor foi resultado da atenção básica nesses municípios, diferente do que aconteceu aqui na capital. Para se ter uma ideia, Manaus está entre as sete capitais brasileiras que não tem um hospital público”, observou Wilson Lima.

Ele afirmou, ainda, que é fundamental que cada organismo assuma suas responsabilidades, nas estratégias de combate ao novo coronavírus.

“Para que a gente continue avançando eu preciso do apoio da Prefeitura de Manaus. Se eu não tiver o apoio da Prefeitura, que faz a assistência básica, eu vou receber os pacientes numa situação agravada”, pontuou Wilson Lima.

O Amazonas foi o quarto estado do país a receber a missão de avaliação da OPAS, que integra a Organização Mundial da Saúde (OMS). Cerca de 20 observadores fizeram uma avaliação favorável das ações de enfrentamento à pandemia. Entre os pontos bem avaliados, a ampliação de capacidade de testagem e de leitos hospitalares, além do rápido transporte de pacientes e o trabalho da Fundação de Vigilância de Saúde do Amazonas (FVS-AM), com o uso de tecnologias de ponta para fazer análises.

Além da capital os observadores também visitaram os municípios Manacapuru, Presidente Figueiredo, Parintins, Itacoatiara e Careiro Castanho, para avaliar as ações de enfrentamento à Covid-19.