Destaque Esportes | AM

Wilson Lima libera 14 mil pessoas na Arena da Amazônia em partida entre Manaus FC e Ypiranga pelo acesso à Série B

Wilson Lima Arena da Amazônia Manaus FC Ypiranga Série C
Foto: Diego Peres/Secom
Escrito por Zukka Brasil | AM

O governador Wilson Lima anunciou, nesta quarta-feira (06/10), que o jogo entre o Manaus Futebol Clube e o Ypiranga (RS) contará com um público de 14 mil pessoas.

A partida pela Série C do Campeonato Brasileiro está marcada para o próximo dia 17 e será realizada na Arena da Amazônia. Poderá ter acesso ao estádio somente quem estiver com a imunização completa contra a Covid-19, duas doses ou dose única.

A decisão foi tomada após Wilson Lima reunir, nesta quarta-feira, com dirigentes do clube, entre eles o presidente do Manaus Futebol Clube e vereador, Luis Mitoso, de representantes da torcida organizada e da Federação Amazonense de Futebol (FAF), na sede do Governo, bairro Compensa, zona oeste da capital.

“Nós, ainda pouco, tivemos uma reunião e tomamos uma decisão com relação ao próximo jogo do Manaus Futebol Clube, que será realizado na Arena da Amazônia e a partida terá um público de 14 mil pessoas, a mesma quantidade de público do jogo da seleção brasileira contra o Uruguai, que dá em média 35% (de ocupação). Nós vamos seguir o protocolo da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), com a exigência das duas doses e vamos estabelecer todos aqueles protocolos e medidas de segurança para evitar aglomeração, o uso de máscaras”, disse Wilson Lima.

A reunião contou com a presença das autoridades ligadas a área da vigilância em saúde, esporte e segurança pública do Estado, do deputado estadual Sinésio Campos e do vereador Caio André. Todos os presentes se comprometeram a dividir responsabilidades para a realização da partida com público.

“Nós já sabíamos, governador, que o senhor, com a sua sensibilidade, iria, hoje, abraçar o Manaus Futebol Clube como já tem abraçado, é bom que se registre. O Manaus Futebol Clube tem recebido do Governo não só o aporte financeiro, mas toda a ajuda necessária para treinamentos nas praças esportivas. Não tem faltado nenhum tipo de apoio para que nós pudéssemos fazer o melhor na competição e o Manaus tem surpreendido”, disse o presidente do clube, Luis Mitoso.

Na reunião ficou definido que o Manaus Futebol Clube ficará responsável pela venda dos ingressos. Todos os profissionais envolvidos no dia da partida serão testados contra a Covid-19 no prazo de 48 horas antes do jogo pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). Os torcedores terão acesso à Arena por quatro entradas diferentes, para evitar aglomerações, e terão que sentar nas cadeiras respeitando o distanciamento. Um comitê, dirigido pelo Governo do Estado, foi montado para definir outros detalhes técnicos para a partida.

“Ao longo dos próximos dias vamos dando alguns informes de algumas decisões que serão tomadas quanto a esse importante jogo do Manaus, que a gente está muito esperançoso com a possibilidade do Manaus ir para a Série B. Estamos torcendo para que o Manaus possa dar esses voos mais altos”, disse o governador.

Brasil x Uruguai – O jogo no próximo dia 14 será o primeiro jogo da seleção brasileira com público pelas Eliminatórias da Copa do Mundo Fifa Catar 2022. Para isso, a Arena da Amazônia recebe melhorias no gramado e na iluminação para receber a disputa e a mesma estrutura estará disponível para o jogo entre o Manaus e o Ypiranga.