fbpx
Amazonas

Wilson Lima intensifica crescimento agrícola em Autazes

Wilson Lima
Redação
Escrito por Redação

O governador Wilson Lima efetuou repasse de R$ 355.500,00 para a compra de equipamentos agrícolas para a Cooperativa dos Produtores da Região do Lago do Sampaio (Cooperasa) e a Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar do Jatuá (Coopafja), com o objetivo de impulsionar a agricultura familiar no município de Autazes (a 113 quilômetros da capital). Os recursos são oriundos do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS).

A solenidade de repasse ocorreu nesta quarta-feira (06/11), no ginásio poliesportivo do município.

Com a aquisição dos implementos, cerca de 380 pessoas serão beneficiadas diretamente na região. A ação tem como objetivo viabilizar o escoamento da produção dos agricultores, resultando em melhorias na qualidade de vida e aumento na renda das famílias.

“Esses investimentos refletem compromisso do nosso governo em garantir a dignidade das famílias que vivem da produção rural. Esses produtos vão ajudar a melhorar o trabalho de muitas pessoas que antes tinham dificuldades de locomoção e de escoamento”, ressaltou o governador Wilson Lima.

Na solenidade, foram entregues para a Cooperasa um trator agrícola de 75 cv, uma grade aradora intermediária, uma roçadeira agrícola, uma carreta agrícola, um distribuidor de calcário e um perfurador de solo.

Já para a Coopafja serão entregues dois fornos mecanizados para a torragem de farinha, um ralador e triturador de mandioca, duas peneiras elétricas, uma prensa hidráulica, um triturador esfarelador e desmembrador de massa, sete cochos para armazenagem, quatro caixas d’água de 500 litros, quatro caixas inox para peneirar fécula, e dois carrinhos hidráulicos paleteira 2 toneladas.

Produção – A Cooperasa tem seu ponto forte na produção de mandioca (beneficiamento de farinha amarela), macaxeira, cupuaçu, banana, açaí, abacaxi, castanha do Brasil, abóbora, melancia, dentre outros. A cooperativa produz em média, ao ano, 450 toneladas de farinha, 200 de macaxeira, 12 de açaí, 150 de cupuaçu, 60 de banana, 50 de melancia, 65 de abacaxi, 25 de castanha do Brasil, 15 de laranja e 12 de abóbora.

A produção da Coopafja, no cultivo anual, consiste em 6 toneladas de abóbora, 4 de cheiro verde, 5 de couve manteiga, 33,5 de macaxeira, 45 de melancia, 5 de maxixe, 7 de pimenta, 200 de farinha de mandioca amarela, 19 de mamão e 50 de banana pacovã.

Produção agrícola – Autazes tem sua economia baseada na agropecuária e na produção de leite e de seus derivados. De acordo com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), o município tem mais de 3.640 produtores rurais e agricultores familiares.

Autazes também conta com produção em alta escala em fruticultura, como melancia, abacaxi, mandioca e hortaliças. Boa parte dos produtos é comercializada para o mercado de Manaus, feiras locais, Programa Regional de Merenda Escolar (Preme) e consumo de subsistência.