Amazonas Destaque

Wilson Lima e primeira-dama abrem programação que oferece diversos serviços em alusão ao Outubro Rosa

Wilson Lima Outubro Rosa Governo do Amazonas Taiana Lima
Foto: Diego Peres
Escrito por Zukka Brasil | AM

O governador Wilson Lima e a primeira-dama do Amazonas, Taiana Lima, abriram a programação que oferece diversos serviços e em alusão à campanha do Outubro Rosa. As ações do Governo do Amazonas são realizadas nesta terça e quarta-feira (05 e 06/10), no Centro Estadual de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, na avenida Brasil, s/nº, bairro Santo Antônio, zona oeste de Manaus. O horário de atendimento é das 8h30 às 16h30.

Voltada especialmente para as mulheres, a programação alerta a sociedade para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, e também sobre o câncer de colo do útero, com a realização de exames, além dos hábitos saudáveis de vida, como alimentação e atividades físicas.

“Nós estamos trabalhando principalmente na questão da divulgação e orientação, montando estruturas no interior para que essas mulheres possam ter um atendimento e detectar de forma precoce, porque esse é o caminho para que a gente possa fazer esse tratamento”, ressaltou o governador.

A primeira-dama do Amazonas, Taiana Lima, destacou a importância do diagnóstico precoce para o tratamento eficaz.

“Nós estamos na abertura do Outubro Rosa para conscientizar as mulheres a se prevenirem, a se cuidarem, então, o atendimento do Estado está todo aqui, com relação à saúde, para que elas possam ser atendidas. Além desse atendimento que estamos oferecendo hoje, e que também temos nas policlínicas, nesse mês de outubro nós dobramos o atendimento para que possamos atender um número maior de mulheres”, destacou.

A programação inclui atendimento ginecológico, triagem, testes rápidos, testes para detecção de Covid-19 e consulta de enfermagem. Fora da programação, esses serviços poderão ser encontrados nas seguintes unidades de saúde do Estado: Policlínica Zeno Lanzini, Policlínica Antônio Aleixo, Policlínica Gilberto Mestrinho, Policlínica Danilo Correa e Policlínica da Codajás.

Na área social e de cidadania, a ação realizará emissão de RG, palestra da Rede Mulher, emissão de carteirinha da Pessoa com Deficiência (passe-livre), atendimento psicossocial e serviços de autoestima, como design de sobrancelha, corte de cabelo, esmaltação de unhas. A ação inclui ainda uma feira de artesanatos e atividades como aulas de ritmos e funcional do projeto RespirAR.

Crédito Solidário – Durante o evento, será oferecido o programa de Crédito Solidário do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), em parceria com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam). O programa atenderá 200 pequenos empreendedores, com valor disponibilizado de R$ 400 mil.

O Crédito Solidário disponibiliza o acesso ao crédito desburocratizado, com cunho social, voltado a pessoas sem vínculos empregatícios desempregadas ou subempregadas possibilitando a inserção do cidadão no mercado de trabalho, visando a autossustentabilidade por meio de sua geração de renda, na atividade declarada no atendimento.

Sob a coordenação do FPS, a programação em alusão ao Outubro Rosa conta com a participação das secretarias de Estado de Saúde (SES-AM), Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), da Assistência Social (Seas) e de Cultura e Economia Criativa, além da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar).

O público que for buscar os serviços oferecidos precisa apresentar comprovante de vacinação contra a Covid-19. As atividades serão realizadas respeitando os protocolos sanitários. O uso de máscara, por exemplo, é obrigatório.