Destaque Saúde | AM

Wilson Lima destaca eficácia da vacina contra a Covid-19 na abertura do viradão para imunizar 214 mil pessoas

Wilson Lima vacinação Covid-19 Viradão SES-AM Governo do Amazonas Arena da Amazônia
FOTOS: Diego Peres/Secom
Escrito por Zukka Brasil | AM

O governador Wilson Lima destacou a efetividade das vacinas contra a Covid-19, durante a abertura da grande mobilização para imunizar a população de 40 a 51 anos contra a Covid-19 e residente em Manaus, neste sábado e domingo (12 e 13/06). Wilson Lima acompanhou o início da ação na Arena da Amazônia, zona centro-sul, um dos três locais que funcionarão como ponto de vacinação por 32 horas ininterruptas.

Ao todo, serão 57 pontos de imunização na capital, mais 3 mil servidores estaduais envolvidos e a expectativa é imunizar em torno de 214 mil pessoas. Essa grande força tarefa é uma parceria entre o Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus.

“A gente já começa a perceber que as pessoas que são contaminadas pela Covid-19 e que foram vacinadas, não estão indo para UTIs. Isso é um sinal positivo. E já há estudos, inclusive realizados aqui em Manaus, comprovando a efetividade da CoronaVac. Nós não temos outra arma mais poderosa contra a Covid-19 que não seja a vacina, daí a necessidade que a gente tem de vacinar a maior quantidade possível de pessoas”, disse.

Conforme o planejamento do Estado e da Prefeitura, neste sábado, será vacinada a população de 45 a 51 anos; e, no domingo, a faixa etária de 40 a 44 anos. O governador fez um apelo para que o público-alvo dessa ação compareça aos pontos.

“Não tem outro caminho, tem que ser a vacina. Não existe remédio para tratamento da Covid-19, não existe qualquer outro tratamento que a gente possa ter, a vacina é a arma mais poderosa, então é na vacina que nós estamos apostando. Então venha se vacinar, faça isso não só por você, faça isso pela sua esposa, pelos seus filhos, pelos seus pais, seus avós, se vacinar é um gesto de amor”, declarou o governador.

Segundo Wilson Lima, o Amazonas vive uma situação de estabilidade nas internações, mas isso não significa que este seja o momento de relaxar em relação às medidas indicadas pela ciência e autoridades sanitárias.

“A gente continua trabalhando para que os números não aumentem, por isso é importante que a gente continue com todas aquelas medidas não-farmacológicas, com uso de máscara, álcool em gel, evitando aglomerações, e continuando vacinando como a gente tem feito”, ressaltou.

Viradão

Além da Arena da Amazônia, o Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques e Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho – Sambódromo ficarão abertos por 32 horas ininterruptas, destacou o governador. A ação começou às 9h desde sábado e encerrará às 17h deste domingo. Confira os postos de vacinação abaixo.

Para receber o imunizante, as pessoas devem apresentar documento de identificação original com foto, CPF e comprovante de residência (original e cópia), demonstrando que residem em Manaus.

A orientação para o público, segundo a Secretaria de Saúde da capital, é que faça o cadastro na plataforma Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br) para agilizar o atendimento nos pontos de vacinação. Para isso, basta acessar o sistema, escolher a opção “Cadastro do Cidadão” e informar os dados solicitados.