Amazonas

Desembargador Wellington Araújo é eleito novo presidente do TRE-AM

Presidente do TRE-AM, Wellington Araújo | Foto: Ascom
Presidente do TRE-AM, Wellington Araújo | Foto: Ascom
Zukka Brasil | AM
Escrito por Zukka Brasil | AM

Os Desembargadores Eleitorais do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas elegeram, na Sessão Plenária virtual de hoje, 07.04, o desembargador Wellington José de Araújo para Presidente do Tribunal, função aberta em função do falecimento do Desembargador Aristóteles Lima Thury, ocorrido em 14 de fevereiro deste ano.

Desembargador Wellington Foi eleito dia 30.03 pelo colegiado do TJAM, para a vaga de juiz membro do TRE-AM, tomando posse na data de hoje. O magistrado cumprirá o biênio iniciado pelo desembargador Thury na corte eleitoral amazonense, período que se encerra no dia 7 de maio de 2022.

Após a posse como membro da Corte, os Membros do Tribunal, bem como o Procurador Regional Eleitoral, além do desembargador Elci Simões, na qualidade de convidado de honra, saudaram o magistrado, enaltecendo suas qualidades e afirmando sobre o quanto sua experiência e qualidade como magistrado somam ao colegiado, principalmente pelo fato de ser este um período peculiar na história da humanidade, no qual a competência é requerida de forma mais contundente.

Em seu pronunciamento como novo membro da Corte, Desembargador Wellington saudou os presentes na Sessão, agradecendo a recepção calorosa e prestando solidariedade a todas as famílias enlutadas, em especial às dos desembargadores Aristóteles Thury e Djalma Costa.

Declarou sua emoção em assumir como membro do TRE-AM na mesma data (07.04) em que assumiu o cargo de Juiz de direito, na comarca de Urucará. Relembrou o trabalho como Juiz Eleitoral nas diversas comarcas nas quais atuou, bem como suas atuações na Corte Eleitoral como membro, declarando sua intenção de somar com os trabalhos do colegiado.

O Desembargador Jorge Lins, na qualidade de presidente Interino, deu as boas-vindas e parabenizou o Desembargador Wellington e deu início à eleição para o Cargo de Presidente, propondo à corte a aclamação do Desembargador Wellington Araújo e, com a anuência de todos os membros, proclamou o resultado das eleições, convidando a todos para a posse do novo Presidente do Tribunal, que ocorrerá amanhã, 8.04, em Sessão Plenária virtual, que será transmitida pelo canal do TRE-AM no YouTube, a partir das 10h (horário de Manaus).

O desembargador Wellington José de Araújo tem formação em Letras e Direito pela Universidade Federal do Amazonas e atua na magistratura estadual desde 1980, com atuação nas Comarca de Urucará, Parintins e Manaus (tendo sido, na capital, juiz titular na 3.ª e 6.ª Varas Criminais; 1.ª Vara do Tribunal do Júri; Vara do Meio Ambiente; 2.ª Vara da Fazenda Pública Estadual; 8.ª e 18.ª Varas Cíveis e de Acidentes do Trabalho).

Foi promovido a desembargador em 2010. Já foi vice-presidente do TJAM (na gestão 2018/2020), e atuou várias vezes como membro do TRE-AM; atuou, ainda, como diretor do Fórum Ministro Henoch Reis e membro da Comissão de Apoio aos Polos do Interior do Amazonas.

Com informações da assessoria de comunicação do TRE-Am