Amazonas Destaque

Visita técnica na Arena da Amazônia para acesso PCD

Arena da Amazônia
Arena da Amazônia
Zukka Brasil
Escrito por Zukka Brasil

Servidores da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped) estiveram, na tarde desta quarta-feira (14/08), na Arena da Amazônia, para conhecerem o espaço do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) do local, além de saberem onde vão desenvolver as ações do órgão no trato às pessoas com deficiência que se fizerem presente na final da série D do Campeonato Brasileiro.

Além da titular da pasta, Viviane Lima, e dos servidores, estavam presentes na visita o tenente-coronel Honda, coordenador local do CICC, o diretor de controle e gestão do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Sandro Moacir, e o diretor do Programa Estadual de Proteção e Orientação do Consumidor (Procon-AM), Jalil Fraxe.

A visita ao local da partida entre Manaus F.C e Brusque (SC) foi um pedido da secretária da Seped. Ela busca garantir a aplicabilidade da Lei 241, que diz no artigo 16 do capítulo 2 ficar instituída “a gratuidade para pessoas com deficiência e meia-entrada para seu acompanhante nos eventos em salas de cinema, em espetáculos de teatro e circo, em museus, parques e eventos educativos, esportivos, de lazer, culturais e similares”.

“Não tivemos problemas quanto a isso no último jogo e precisamos continuar mantendo o que diz a lei. Mas, foi visto alguns probleminhas no trato com a PcD. Então, pedimos aos colegas para que viessem conosco aqui para apresentarmos o que a gente precisa. São pequenos ajustes, mais uma forma de conscientizar. Muitas das vezes falta o mínimo, apenas o bom senso”, ressaltou Viviane.

A Lei 241 fala ainda que o acompanhante da PcD tem o direito de pagar 50% do valor correspondente ao que vem sendo cobrado no ingresso.

Ação – No dia do jogo, os servidores da Seped vão atuar desde o entorno da Arena, orientando qual é o espaço destinado às PcDs e fiscalizando se seus direitos estão sendo garantidos. O torcedor PcD que optar por usar táxi ou corridas por aplicativo podem ficar na Vila Olímpica. Lá uma van sairá em direção ao estádio durante todo o decorrer da partida.

Mas, quem optar por ir de carro particular, terá a disponibilidade do estacionamento feito pelo portão D, com entrada pela rua Lóris Cordovil.

Como adquirir – Os ingressos para a final (Manaus F.C. x Brusque), que acontece a partir das 15h deste domingo (18/08), estão sendo vendidos na Arena Amadeu Teixeira, localizada na avenida Constantino Nery, e no Estádio da Colina, na avenida Presidente Dutra, no São Raimundo.

As PcDs vão ter acesso gratuito ao jogo, desde que apresentem nas catracas de entrada o RG/CNH, mais um dos seguintes documentos que ateste a deficiência: Passe Livre, Passe Legal, laudo médico ou as carteirinhas emitidas pelas associações dos segmentos.

FOTOS: ROSIANNE COUTO/SEPED