Cultura | AM Destaque

Visita dos diretores do Theatro da Paz ao Teatro Amazonas inicia aproximação para fortalecer a produção operística do Norte

Zukka Brasil
Escrito por Zukka Brasil

Na manhã desta sexta-feira (10/05), o secretário estadual de Cultura, Marcos Apolo Muniz, e o diretor do Teatro Amazonas, Cândido Jeremias, reuniram-se com o diretor e a diretora executiva do Theatro da Paz, de Belém, Daniel Araújo e Nandressa Nunes. Em Manaus para prestigiar o 22º Festival Amazonas de Ópera (FAO), eles foram convidados pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC) a iniciar uma aproximação entre os teatros com o intuito de fortalecer a produção operística da Região Norte.

O FAO é realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), com patrocínio master do Bradesco, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cidadania e Secretaria Especial de Cultura. A abertura foi no dia 26 de abril e o evento segue com apresentações de ópera, recitais e concertos até 30 de maio.

Marcos Apolo reforçou a disposição da Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas (SEC) em firmar parcerias. “Estamos conversando, desde o início da gestão, com a secretaria de Cultura do Pará e percebemos que eles são acessíveis e têm um sentimento como o nosso, uma vontade de fortalecer a produção do Norte”, comentou.

Cândido Jeremias explicou como a troca de experiências fortalece a produção regional. “Podemos aprimorar as montagens, diminuir custos com coprodução. Esse vínculo será bom para ambos os teatros e para o mercado cultural dos dois Estados”, disse.

Já Daniel Araújo enalteceu o Festival Amazonas de Ópera e se mostrou animado com futuras parcerias, “Viemos assistir ao evento, que é reconhecido no mundo todo, e aproveitamos para estreitar as relações entre os teatros-irmãos. Estamos abertos a muito diálogo”, afirmou.

Encontro – Após a visita ao Teatro, o secretário e os diretores participaram de uma reunião, no Centro Cultural Palácio da Justiça, com o diretor artístico, maestro Luiz Fernando Malheiro, e a diretora executiva do FAO, Flávia Furtado. Entre as muitas possibilidades discutidas estão a coprodução de óperas e intercâmbio de profissionais (músicos, cantores) dos Corpos Artísticos dos Estados, além de capacitação técnica voltada para ópera.

Ao final da reunião, os diretores do Theatro da Paz confirmaram presença no encontro “Os Teatros de Ópera e a Economia Criativa na América Latina”, que acontecerá no dia 26 de maio, no Centro Cultural Palácio da Justiça. O evento faz parte da programação do FAO 2019 e apresentará dados e casos de sucesso sobre a Indústria da Ópera na América Latina.

CTP – À tarde, Daniel e Nandressa também fizeram uma visita à Central Técnica de Produção (CTP) para conhecer o acervo e o trabalho de construção de cenários e produção de figurinos para o FAO.