Esportes | AM

Vila Olímpica recebe Curso de Levantamento de Peso Olímpico, com técnico da Seleção Brasileira da modalidade

Levantamento de peso
Escrito por Zukka Brasil

A Federação Amazonense de Levantamento de Peso Olímpico (Falo) irá realizar neste fim de semana, sábado (04/05) e domingo (05/05), de 8h às 18h, o Curso de Levantamento de Peso Olímpico – LPO.

O evento, que conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel), será ministrado pelo técnico da Seleção Brasileira da modalidade, o romeno Dragos Doru Stanica, e será organizado em partes teórica e prática.

Nos dois dias de curso, as aulas teóricas serão realizadas pela manhã, no auditório da Vila Olímpica de Manaus, localizado no bairro Dom Pedro, zona centro-oeste. Já pela parte da tarde, haverá a parte prática, na Academia CFPN Vieiralves, localizada na rua Rio Mar, bairro Nossa Senhora das Graças, zona centro-sul, com o intuito de reforçar o conhecimento difundido.

Para o secretário da Sejel, Caio André de Oliveira, informação é a base. “É muito importante que os atletas e demais profissionais da área participem, pois é um legado que nosso Estado recebe. Temos talentos e professores excepcionais e tudo o que puder agregar esse conhecimento é de grande valia, e o curso de LPO é uma oportunidade imensa de atualização e evolução no conhecimento de cada um”, destacou.

De acordo com o presidente da Falo, Francisco Ventilari, a federação tem o lema de estar sempre em evolução e para alcançar isso, é necessário conhecimento. Por esta razão, o mais indicado para atuar nesta missão era o professor Dragos, que é referência. Além disso, Ventilari ressaltou que o curso será voltado para atletas federados, treinadores, praticantes de crossfit e, inclusive, atletas de outras áreas, que tenham interesse em conhecer mais sobre o esporte. 

“Todos podem participar. O que queremos é compartilhar o máximo de conhecimento e alcançar êxito no que nos propusermos a fazer”, afirmou ele, que destacou ainda a necessidade do conhecimento na quebra de preconceitos sobre o halterofilismo.

“O objetivo deste curso é a evolução técnica. Estamos buscando ganhar mais entendimento sobre nosso esporte e ainda, esclarecer alguns paradigmas criados a partir dele. Como exemplo, temos o mito de que crianças não podem praticar a modalidade e isso não é verdade, mas, ao longo do curso e com as orientações do professor Dragos, que é um especialista internacional, poderemos desmistificar esses e outros pontos, além de agregar e muito o nosso conhecimento e crescimento sobre o levantamento de peso no Amazonas e no mundo”, concluiu Ventilari.

Entre as participações especiais do evento, estarão os atletas do Centro de Treinamento e Alto Rendimento do Amazonas (Ctara), Victor Matheus e Karoline Gomes, que além de excelentes esportistas, trazem entre suas conquistas, títulos estaduais e brasileiros da modalidade.

Conhecimento e ação – Para o palestrante, será um momento muito bom aos participantes, afinal, haverá uma parte teórica, que é importante, mas também a prática, que é essencial.

“Será um curso muito produtivo, com uma base pedagógica bem moderna, até mesmo porque é preciso praticar. Só na teoria, é diferente. A prática é justamente para deixarmos algo de concreto e que possa ser utilizado nos treinamentos e competições dos atletas, treinadores, enfim, de todos os que participarem conosco nesses dois dias. Vale ressaltar que iremos finalizar o curso com uma competição, que será o momento de colocarmos tudo o que aprendemos em ação”, explicou.

Inscrições – Os interessados em participar do curso devem entrar em contato com a organização do curso, através dos números (92) 98835-6217, (92) 98847-4332, (92) 98166-9890 e (92) 99426-6062. O valor antecipado é de R$150 e, na hora do evento, R$200.

Fotos: Mauro Neto / Sejel

Deixe um comentário