Variante Indiana: Maranhão confirma primeiros casos da cepa B.1.617 no Brasil

Covid-19 | Variante Reino Unido B.1.1.7. | foto: Reprodução
Variante da Covid-19 | Foto: Reprodução

A Secretaria de Saúde do Maranhão confirmou, na manhã desta quinta-feira (20), os primeiros casos oficiais da cepa indiana (B.1.617) do coronavírus Sars-CoV-2 no Brasil.

Os pacientes diagnosticados foram seis tripulantes do navio Shandong da Zhi, que foi fretado pela Vale para entregar minério de ferro em São Luís, capital maranhense, e partiu da África do Sul.

Em coletiva de imprensa realizada nesta quinta, o secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, também presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), disse que seis dos 24 tripulantes do navio fizeram o teste genômico pelo Instituto Evandro Chagas. Todos testaram positivo.

No navio, 14 tripulantes estão com a Covid-19, sendo 12 assintomáticos e dois com sintomas leves. Um homem, indiano, de 54 anos, segue internado em um hospital particular de São Luís. Outras nove pessoas tiveram resultado negativo.

Ainda de acordo com o gestor, cerca de cem pessoas entraram em contato com os tripulantes que tiveram diagnóstico positivo. Essas pessoas deverão ser testadas e ficar em acompanhamento. Caso seja necessário, farão isolamento.