Destaque Saúde | AM

Vacinação para crianças contra a Covid-19 começa segunda-feira (17) com 17.250 doses da Pfizer

Vacinação para crianças Covid-19 Vacina Pfizer Manaus SEMSA
Foto: Camila Batista
Escrito por Zukka Brasil | AM

A Prefeitura de Manaus começa a imunizar crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 na próxima segunda-feira, 17/1, em quatro locais estratégicos, distribuídos nas diferentes regiões geográficas da cidade.

As primeiras a receberem a vacina serão as que apresentam comorbidades e deficiência permanente, seguidas dos demais grupos, conforme ordem de escalonamento definida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com base nas orientações do Ministério da Saúde (MS).

Os grupos são de indígenas e quilombolas; dos que vivem em instituições de longa permanência (abrigos e orfanatos); e os da população geral na faixa etária recomendada, contemplando uma idade por vez, em ordem decrescente.

A data de início desta nova etapa da campanha foi confirmada pelo prefeito David Almeida, na manhã desta sexta-feira, 13, durante coletiva no Centro Municipal de Testagem para Covid, na zona Sul.

O atendimento do público infantil vai ocorrer no Parque Cidade das Crianças (zona Sul), no Clube do Trabalhador – Sesi (zona Leste), no Centro de Convivência Magdalena Arce Daou (zona Oeste), e no shopping Manaus Via Norte (na zona Norte), das 9h às 16h.

A meta da prefeitura é vacinar 90% da população de 5 a 11 anos residente na capital, estimada em 260.721 crianças, de acordo com projeção do MS. O cronograma de atendimento aos grupos prioritários e faixas etárias será definido conforme o recebimento de doses.

A titular da Semsa, Shádia Fraxe, informou que uma primeira remessa com 17.250 doses do imunizante pediátrico da Pfizer já foi repassada pela Fundação de Vigilância Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) à Divisão de Imunização da Semsa, garantindo a abertura da campanha na próxima segunda-feira, com o primeiro grupo prioritário, conforme planejado pelo município.