Mundo

VACINAÇÃO EM CRIANÇAS: 39 países já autorizaram imunização contra Covid-19

Manaus Vacinação Covid-19 SEMSA
Foto: João Viana / Semcom
Escrito por Zukka Brasil | AM

Ao menos 39 países já autorizaram ou iniciaram a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19. Destes, a maioria aplica ou aplicará o imunizante da Pfizer/BioNTech nessa faixa etária.

Nos Estados Unidos, por exemplo, mais de 5 milhões de crianças já receberam a vacina contra o coronavírus. Dados oficiais mostram quase 1,8 milhão de casos da doença em crianças de 5 a 11 anos no país. Quase 200 morreram, e a maioria delas já tinha problemas de saúde crônicos.

Na Europa, ao menos 23 países já aprovaram ou já iniciaram a vacinação desta faixa etária.

São eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Malta, Portugal, Reino Unido, República Tcheca e Suécia.

Outros 16 países também já autorizaram ou iniciaram a imunização, segundo dados reunidos pela agência de notícias Reuters e pela reportagem da BBC News Brasil.

São eles: Austrália, Bahrein, Brasil, Chile, China, Cuba, El Salvador, Emirados Árabes Unidos, Equador, EUA, Israel, Indonésia, Filipinas, Nova Zelândia, Singapura e Tailândia.

O Brasil aparece na lista após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ter autorizado a vacinação dessa faixa etária. Porém, a imunização de crianças depende, na prática, do aval do Ministério da Saúde.

O início da vacinação de crianças de 5 a 11 anos no Brasil ainda é incerto. O Ministério da Saúde chegou a afirmar que a imunização dessa faixa etária deve começar em janeiro de 2022. No entanto, o ministro Marcelo Queiroga ressaltou que a decisão depende do desfecho da consulta pública, com previsão de ser anunciada no dia 5 do próximo mês.