Destaque Saúde | AM

Vacinação contra a Covid-19 retorna hoje (13) com 39 pontos de imunização

Manaus Vacinação Covid-19 SEMSA
Foto: Camila Batista/Semsa
Escrito por Zukka Brasil | AM

A Prefeitura de Manaus vai disponibilizar, nesta quarta-feira, 13/10, 39 pontos para atendimento na campanha de vacinação contra a Covid-19, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Serão quatro pontos estratégicos e 35 unidades de saúde, entre UBSs, clínicas da família e policlínicas, funcionando das 9h às 16h, com a oferta de primeira, segunda e terceira dose. O Centro de Convenções, o “sambódromo”, na zona Oeste, permanecerá fora de operação para serviços de manutenção.

Em quase nove meses de campanha, a Semsa conseguiu vacinar com a primeira dose, quase 88% da população apta a ser imunizada, cujo total é de 1.785.793 pessoas.

Com as duas doses das vacinas, o percentual é de 56% que, somados aos vacinados com a dose única do imunizante Janssen, chega a quase 58% do público vacinável, pessoas de 12 anos e mais.

De acordo com os dados do “Vacinômetro” municipal, 196.011 pessoas ainda não foram receber a primeira dose da vacina.

No último sábado, mais de 29 mil pessoas compareceram aos pontos de vacinação da prefeitura. O município ultrapassou a marca de um milhão de segundas doses aplicadas. Os registros do Sistema Municipal de Vacinação (SMV) apontam que 226.208 pessoas já passaram dos intervalos para receber a segunda dose, o que representa quase 15% do público que recebeu a primeira dose.

“Volto a afirmar: quem tomou a primeira dose de um dos imunizantes que necessitam de duas, deve procurar imediatamente nossos pontos de vacinação para concluir o esquema vacinal. Apenas uma dose não irá garantir a eficácia esperada das vacinas. É um erro acreditar nisso. Precisamos considerar que a imunização contra a Covid-19 é coletiva. Todas as pessoas que se enquadrem nos critérios do Ministério da Saúde devem tomar a vacina. Só assim poderemos sair da situação de pandemia”, explica Shádia.