Saúde | AM

Vacina contra a H1N1 só chega em abril ao AM

H1N1
Zukka Brasil
Escrito por Zukka Brasil

A vacina contra a H1N1 só deve chegar no Amazonas na primeira semana de Abril, segundo o Ministério da Saúde. O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), decretou situação de emergência em fevereiro por conta do surto e solicitou antecipação da campanha para este mês.

O ministro da saúde, Luiz Henrique Mandeta, chegou a prometer que a vacinação seria antecipada, o que na prática não ocorreu.  A infectologista da Fundação de Medicina Tropical, Maria Paula Mourão, afirma que o atraso da vacina pode prejudicar a sociedade.

“Acredito que será um complicador e aquelas pessoas que são vulneráveis e também aquelas pessoas que são do grupo de risco estão predispostas a adquirir a infecção naturalmente. As politicas de imunização já pedem que o nosso calendário seja antecipado por conta do nosso período de chuvas”, disse.

Segundo o último boletim da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, FVS, 24 pessoas morreram por H1N1 no estado e registra mais de 310 casos suspeitos de síndrome respiratória aguda grave. O surto de H1N1 causa medo em moradores. A estudante Giovanna Marinho não abre mão do álcool em gel.

“Eu comprei álcool em gel para ter sempre na bolsa e passar nas mãos, eu evito levar as mãos as olhos, botar a mão no celular quando estou dentro de ônibus, porque sabemos que é perigoso, tendo que tomar esses cuidados”, ressaltou.

Máscara de proteção respiratória e álcool em gel já faltam nas farmácias de Manaus como fala a atendente Maíra Souza.

“A procura está sendo muio grande pelo álcool. No mesmo dia que chegou, já acabou e a procura pelas máscaras também está muito grande e a maioria das drogarias não tem este produto”, falou.

Quatro técnicos do ministério da saúde estão em Manaus para ajudar a investigar os casos e adotar medidas para controlar o surto.  Em nota, o Ministério da Saúde, informa que quando disponíveis, as doses serão enviadas ao Amazonas.

Roraima, estado vizinho ao Amazonas, confirmou também um caso da doença nesta semana.

 

Produção: Gabrielle Moura e Patryck Vieira

Com informações BANDNEWS/DIFUSORA

Foto: Reprodução/Internet

Deixe um comentário