Saúde | RR

Vacina contra a gripe é liberada para público em geral

Vacina da Gripe Liberada. Imagem: Ascom/Sesau
Escrito por Zukka Brasil | RR

O Governo de Roraima, por meio da Secretaria de Saúde, não tem poupado esforços para garantir que a imunização contra gripe seja reforçada em todo Estado.

Uma vez que a cobertura até o momento é de 26,6%, o que corresponde a 75.811 doses aplicadas. A expectativa é que com a ampliação, a cobertura seja aumentada em todos os municípios.

Segundo a gerente do NEPNI (Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização), Alice Dantas, a imunização do público geral tem como objetivo elevar as coberturas vacinais e diminuir o aparecimento da doença e suas complicações.

“O Ministério da Saúde orientou que diante da existência de vacinas nos estoques fosse ampliada a vacinação da gripe para toda a população a partir de 6 meses de idade e dessa forma, orientamos que todas as pessoas comparecem nas UBS não Covid-19 levando o cartão de vacina e um documento de identificação oficial com foto, para que receba a sua dose da vacina”, convocou.

A gerente do NEPNI, destaca também que a orientação do Ministério da Saúde é para que a vacinação contra a Covid-19 seja priorizada, ou seja, a população-alvo da vacinação contra a gripe que ainda não recebeu as doses contra a Covid-19, deve receber antes a vacina Covid-19 e respeitar um intervalo de 14 dias para tomar a da gripe.

“É importante vacinar contra a gripe, pois a vacinação tem como objetivo reduzir a carga da doença, prevenindo hospitalizações e mortes. A vacinação irá ocorrer enquanto durar o estoque já que não haverá envio de novas remessas, uma vez que todo o estoque nacional já foi distribuído”, explicou.

Em Roraima, os três municípios com maior número de imunizados são: Boa Vista com 47.228 vacinados, Rorainópolis com 9.380 e Pacaraima com 4.065. Os menores índices são dos municípios de Amajari com 186, Bonfim com 250 e Iracema com 634 vacinados.

População deve estar atenta para as novidades também em relação à vacinação contra a Covid-19

Em Roraima está ampliada a vacinação contra a covid-19 para as gestantes sem comorbidades. A vacinação poderá acontecer em qualquer trimestre da gestação, sendo liberada também para lactantes que pertençam a algum dos grupos prioritários já elencados, não sendo necessária a interrupção da lactação.

Alice Dantas, explica que as gestantes devem receber vacinas específicas.

“A orientação dada pelo Ministério da Saúde, é que as gestantes devem ser imunizadas com as vacinas Coronavac ou Pfizer e que também podem ser vacinadas contra gripe após 14 dias”, completou.