Destaque Saúde

URGENTE: Variante Indiana chega ao Pará e está muito próximo de Manaus. Ou já está entre nós !!

Covid-19 no Amazonas | FOTOS: Clóvis Miranda
Covid-19 no Amazonas | FOTOS: Clóvis Miranda
Escrito por Zukka Brasil

Diante de uma realidade que se alastra aos mesmos passos da segunda onda, Manaus poderá ser a próxima parada da variante indiana que chegou ao Brasil por meio de navio vindo da China e ancorado no estado do Maranhão e que já está se caracterizando em outros estados do Ceará e nosso vizinho Pará.

A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) anunciou na noite do sábado, 22, sobre possíveis dois casos de infecção pela “variante indiana” B.1.617 do coronavírus no município de Primavera. Os pacientes teriam visitado o litoral do Maranhão, onde a cepa foi identificada na última semana, antes de apresentarem os sintomas.

Na véspera, o governo do Ceará já havia informado que também investiga a suspeita de um caso do coronavírus pela cepa B.1.617. O paciente, que está em Fortaleza, voltou de uma viagem à Índia no último dia 9.

PRIMEIRO CASO NO BRASIL

O primeiro caso de infecção pela B.1.617 no Brasil foi registrado na quinta-feira, 20, em um tripulante que chegou ao Maranhão depois de ter embarcado na África do Sul.

De acordo com o secretário de Saúde do Estado, Carlos Lula, seis amostras analisadas pelo Instituto Evandro Chagas confirmaram a nova cepa em pacientes a bordo do navio MV Shandong da ZHI.