Saúde | AM

URGENTE: Coronavírus chega ao Amazonas. Primeiro caso está confirmado

Coronavírus
Coronavírus
Zukka Brasil
Escrito por Zukka Brasil

Coronavírus. – A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) confirmou o primeiro caso de infecção pelo novo coronavírus no Amazonas. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (13), na sede do Governo do Estado.

Segundo a diretora-presidente da FVS, Rosemary Costa Pinto, a paciente infectada pelo Covid-19, é uma manauara de 39 anos que estava na cidade de Londres. A paciente chegou em Manaus na quarta-feira (11) e começou a apresentar sintomas sintomas no dia seguinte.

A mulher procurou um hospital particular e fez os exames, que foram enviados ao laboratório especializado, Lacen. De acordo com a FVS, a pessoa infectada está em isolamento domiciliar.

A FVS classificou o caso como ‘importado’, ou seja, a paciente já chegou a Manaus infectada e, portanto, o vírus não está em circulação local. Todas as pessoas que entraram em contato com a paciente estão sendo identificadas e monitoradas.

O Amazonas já descartou oito casos suspeitos do novo coronavírus e ainda investiga três casos suspeitos da infecção respiratória. Todos os pacientes apresentam sintomas gripais e histórico de viagem recente.

Este é o primeiro caso da Covid-19 na região Norte do país. Com isso, sobe para 99 os casos confirmados da doença no Brasil. Mais cedo, o Ministério da Saúde confirmou os primeiros casos de transmissão comunitária do novo coronavírus.