Saúde | AM

Unidades de Saúde realizam programação alusiva ao Dia da Enfermagem

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam), em parceria com as unidades da rede estadual, realiza vários eventos, a partir desta segunda feira (13), em comemoração ao Dia Nacional da Enfermagem, celebrado em 12 de maio, para os profissionais e estudantes da área.

A programação é voltada, principalmente para o público interno e visa a capacitação do corpo clínico e técnico das unidades. A Susam tem 1.234 enfermeiros, 1.016 auxiliares e 1.564 técnicos de enfermagem atuando em suas unidades.

O SPA e Maternidade Chapot Prevost, por exemplo, realiza a 3ª Semana de Enfermagem, com palestras nos dias 14, 15 e 16. O gerente de enfermagem da unidade, enfermeiro Leandro Silva Pimentel, conta que o evento visa “estreitar os laços entre os profissionais da área, fazendo referência aos aprendizados e vivências na rotina dos Serviços de Pronto Atendimento e maternidades no Brasil, a fim de capacitar para cada vez mais ofertar uma assistência de qualidade à população Amazonense”.

 

Programação

 

SPA e Maternidade Chapot Prevost

A unidade de saúde, localizada na estrada do Aleixo – Colônia Antônio Aleixo, zona leste, realiza a “3ª Semana de Enfermagem no SPA e Maternidade Chapot Prévost: Assistência qualificada em serviços de Pronto Atendimento e Maternidade no SUS: Desafios para a Enfermagem”, nos dias 14, 15 e 16 de maio, a partir das 8h30 e conta com palestras sobre a atuação profissional e temas como a saúde mental dos trabalhadores da enfermagem.

Programação completa: http://bit.ly/progChapot]

 

Maternidade Ana Braga, localizada na alameda Cosme Ferreira, São José I, zona leste, realiza a Semana de Enfermagem durante os dias 13 e 15 de maio.

 

Maternidade Balbina Mestrinho

A maternidade Balbina Mestrinho, na rua Duque de Caxias, Praça 14 de Janeiro, realiza sua VI Semana de Enfermagem e Serviço Social, dias 15 e 21 de maio, a partir das 8h, no auditório. Os temas são “O processo de trabalho do Serviço Social na maternidade”, na programação do dia 15, e “Os desafios da enfermagem obstétrica e neonatal na prática com equidade”, nos dias 21 e 22 de maio, pela manhã e, à tarde, a partir das 14h, a apresentação do projeto “Estou Grávida”.

 

Aniversário – No dia 14 de maio,  será a programação dos 58 anos da maternidade, com oração ecumênica e homenagem.

 

Hospital e Pronto Socorro da Criança da Zona Oeste

O HPSC da Zona Oeste, localizado na avenida Brasil, Compensa I, realiza a “Semana da Enfermagem 2019 HPSC-ZO: Os desafios da enfermagem na prática da segurança do paciente”, nos dias 15, 16 e 17 de maio, a partir de 13h. A programação conta com palestras voltadas à atuação profissional e segurança do paciente, além de peça teatral, sorteio e dinâmicas.

Programação completa: http://bit.ly/ProgHPSZO

 

O SPA Alvorada e a Policlínica José Lins realizam a programação “Boas Práticas de Enfermagem no Serviço de Pronto Atendimento”, no dia 24 de maio, no Centro Estadual de Convivência da Família Maria Miranda Leal, na rua Loris Cordovil, Alvorada I, zona centro-oeste. A abertura será das 8h às 9h, seguindo durante o dia, até às 17h, com os cursos: “Síndromes Coronarianas Agudas na sala de Emergência”, PCR/Suporte Básico de Vida AHA 2015”, “Importância da Segurança do Paciente e Legislação e Importância do Prontuário para a Enfermagem”, “Assistência de Enfermagem ao Parto/Nascimento”.

 

Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto

Na unidade, localizada na avenida Mário Ypiranga, Adrianópolis, zona centro-sul, ocorrerá o evento “Enfermagem com Equidade: Uma reflexão desse princípio doutrinário na prática clínica”, nos dias 20, 21 e 22 de maio. Direciona-se para os profissionais enfermeiros, técnicos de enfermagem, voluntários e acadêmicos de enfermagem. O evento inicia às 14h, no auditório do Instituto da Mulher Dona Lindu, com palestras, dinâmica de grupos, sorteio de brindes e coffee break,

Programação completa: http://bit.ly/ProgHPS28

A Semana do Serviço Social e Enfermagem da Policlínica Gilberto Mestrinho, situada na avenida Getúlio Vargas, Centro, acontece nos dias 15, 16 e 17 de maio.

Hospital Infantil Dr. Fajardo,  avenida Joaquim Nabuco, Centro, terá evento alusivo à data programado para iniciar no dia 27 indo até o dia 31 de maio.