Destaque Manaus

Últimos detalhes para o evento-teste de abertura da praia da Ponta Negra

Prefeitura de Manaus Praia da Ponta Negra Reabertura Covid-19
Foto: Marcely Gomes e João Viana
Escrito por Zukka Brasil | AM

O prefeito de Manaus, David Almeida, realizou uma visita à praia da Ponta Negra, zona Oeste, nesta quarta-feira, 29/9, para verificar os últimos detalhes para o evento-teste que a prefeitura vai realizar, no próximo sábado, 2/10, reabrindo o balneário em um dos dias do fim de semana.

Em razão das medidas de proteção contra a Covid-19, a praia e o acesso ao banho seguem interditados nos fins de semana, feriados e pontos facultativos.

“Com a descida do rio, deixando a área de praia perene mais extensa, estudamos a abertura para o próximo sábado. Estamos alinhando os detalhes para o evento-teste e assim liberar o balneário aos sábados, fazendo uma abertura gradativa aos banhistas”, pontuou o prefeito.

A comissão que coordena a gestão do parque está montando uma estrutura para receber os frequentadores no sábado, reforçando a necessidade dos cuidados básicos para a prevenção da pandemia, como uso de máscara e o distanciamento social, além da vacinação e dos reforços da prefeitura para garantir o máximo de imunização à população.

Nos pontos de acesso à praia, equipes da prefeitura estarão direcionando e orientando os usuários, para que apresentem a carteira de vacinação, podendo ser a versão digital, por meio do aplicativo ConecteSUS com as informações de imunização, que pode ser obtido pela internet. A apresentação será solicitada para melhor controle e com o objetivo de proteger as pessoas que se vacinaram.

Reabertura

Em abril deste ano, o prefeito ampliou o espaço destinado à prática de exercícios físicos individuais e caminhadas no complexo turístico Ponta Negra com a abertura do projeto Faixa Liberada aos domingos.

A flexibilização de medidas restritivas permitiu o acesso à praia do complexo de segunda a sexta-feira, de 6h às 17h. Não apenas os frequentadores devem respeitar as marcações feitas pelos salva-vidas do Corpo de Bombeiros, mantendo sua segurança, mas também os proprietários de embarcações.

Agentes de segurança, como Guarda Municipal e Polícia Militar, estão atuando para retirada de quem insiste em desrespeitar o uso correto do balneário.

Segurança

A Prefeitura de Manaus ressalta ser importante respeitar as normas de uso do espaço e não ultrapassar o cordão de isolamento na água, colocado pela equipe de salva-vidas do Corpo de Bombeiros, que indica a área de segurança dos banhistas no rio. Além do horário indicado para banho – até as 17h – e a preocupação com as crianças no rio, a recomendação principal é o cuidado no consumo de bebidas alcoólicas.

Os corpos permanentes de segurança, incluindo Guarda Municipal, com ciclo patrulha, a Polícia Militar e bombeiros atuam no monitoramento da praia e na segurança dos banhistas até as 17h, bem como na segurança e manutenção do patrimônio de todo o complexo. Equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) também reforçam a higiene do calçadão e da praia perene.