Educação | AM

UEA traz pesquisadores de referência mundial da ciência médica para Manaus

Zukka Brasil
Escrito por Zukka Brasil

“Trouxemos duas autoridades da ciência para discutirmos em profundidade assuntos de relevância da ciência médica de nível mundial”, destacou o reitor da Universidade do Estadop do Amazonas, Cleinaldo Costa, na manhã desta quarta-feira (24/04), no Centro de Pesquisas UNA-SUS, na Escola Superior de Ciências da Saúde da UEA (ESA/UEA), durante a abertura do Workshop ‘Da Anatomia à Escleroterapia na Prática Diária’. 

O workshop, voltado para médicos e estudantes de Medicina nas áreas de anatomia, flebologia e escleroterapia, continua até sexta-feira (26), das 9h às 18h, com aulas práticas e teóricas, com a apresentação das mais atuais descobertas dessas áreas da medicina, com o objetivo de requalificar a prática diária de ambulatório e consultório.

“Serão três dias bem intensos, em que serão tratados meios que farão a diminuição da incidência de úlceras venosas e que ajudarão na cicatrização dessas lesões”, declarou o reitor, enfatizando que a UEA e a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular Regional Amazonas (SBACV/AM) se propuseram a fazer eventos científicos de alta qualidade e movimentar o cenário vascular do Amazonas.

Com o tema “A Revolução da Anatomia Digital”, o professor doutor da Universidade Paris Descartes, da França, Jean-François Uhl, compartilhou técnicas diferentes da anatomia com o uso de software e ferramentas digitais de alta tecnologia, que são oportunas para elevar a anatomia a um alto patamar, como foi há 40 anos.

“As técnicas aplicadas aqui serão utilizadas na pesquisa e na educação. E vocês verão essas melhorias, principalmente vocês, jovens, vão usar e desenvolver essas ferramentas do futuro, principalmente para a anatomia e para as simulações cirúrgicas”, explicou Jean-François Uhl, que ministrará o curso “Da Anatomia à Escleroterapia na prática diária” na sexta-feira (26/04).

*Aula prática* – Na quinta-feira (25/04), o curso “Ultrassonografia Duplex e Escleroterapia com Espuma: Demonstração e Hands-on”, conduzido pelo especialista em Cirurgia Cardiovascular pelo Hospital Saint-Michel, em Paris, e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Francisco Reis Bastos, terá uma aula prática com atendimento aos pacientes do Hospital Adriano Jorge, na qual o professor ensinará os princípios e técnicas de mapeamento venoso.

*Novidades* – Para a aluna do 6º período de Medicina da UEA, Jéssica Ako, o workshop é oportuno no processo de formação dos acadêmicos destacando as novidades apresentadas sobre a evolução da anatomia, reconhecendo o papel da UEA nesse processo.

“Eu não tinha ideia de que essas coisas seriam possíveis, de que a anatomia já tinha evoluído tanto, que pudéssemos ver numa pessoa viva toda a sua rede vascular. É muito bom saber que a universidade pense nessa forma de proporcionar esse conhecimento na academia”.

*Nova perspectiva* – De acordo com o cirurgião vascular e membro da SBACV/AM, Antônio Araújo, o evento traz uma nova perspectiva para saúde do Amazonas diante da importância dos palestrantes nas áreas de anatomia e de cirurgia vascular.

“Eles estão trazendo informações novas sobre projetos anatômicos e detalhes que podem ser explorados de maneira virtual. Esse evento traz um diferencial sobre os modelos e como trabalhamos essas imagens, coisas do nosso cotidiano que podem ser otimizadas com o uso dessas ferramentas”, finalizou.

Texto: Mirineia Nascimento/ASCOM UEA