Destaque Saúde | RR

UBSs exclusivas para covid-19 atendem nesta quinta-feira

covil-19
Foto: SEMUC
Zukka Brasil | RR
Escrito por Zukka Brasil | RR

Saúde/RR – Boa Vista comemora nesta quinta-feira, 9, 130 anos e mesmo com o feriado onde funcionam apenas os serviços essenciais, a Prefeitura de Boa Vista disponibilizou atendimento especial para pessoas com suspeita da Covid-19 nas nove Unidades Básicas de Saúde com atendimento primário exclusivo para a doença.

O objetivo é garantir que a população não fique nenhum dia sem atendimento médico. Caso seja constatado pela equipe sintomas leves, o paciente já sai da unidade com o medicamento para o tratamento em casa.

Já em caso de necessidade de internação, o novo protocolo adotado por meio da parceria entre a prefeitura e o Exército permite que o paciente seja encaminhado direto para a Área de Proteção e Cuidados – APC/ Hospital de Campanha.

A médica Francisca Silva Dionísio, da UBS Délio Tupinambá, no bairro Nova Cidade destacou que há três semanas eles recebiam muitos pacientes graves na unidade.

“Hoje estamos recebendo pacientes com sintomas leves, que conseguimos passar o tratamento para que se recuperem em casa, o fluxo reduziu muito”, frisou.

Vilmo Cardoso da Silva, mora no bairro Cidade Satélite e há 12 dias começou a ter sintomas da doença.

“Fiz o primeiro teste e deu resultado negativo, aí fiz um novo exame e estou aguardando resultado. O atendimento na UBS Aygara Mota é excelente e estou muito satisfeito, só tenho a agradecer”, disse.

Confira o que está funcionando em 9 de julho:

As 9 UBS’s exclusivas para covid-19.

Veja os horários:

UBS/APC – 8h às 18h – bairro 13 de setembro
UBS´s – 8h às 20h – Silvio Botelho (Paraviana), São Vicente, Lupércio (Pintolandia) e Equatorial
UBS´s – 8h até meia noite – Olenka Macellaro (Caimbé), Ayagara Motta (Cidade Satélite), Mariano de Andrade (Caranã) e Délio Tupinambá (Nova Cidade)

O que vai funcionar em 10 de julho:

Todas as 33 ubs’s da cidade estarão abertas

O que vai funcionar em 11 de julho (sábado):

Obs.: de 8h as 13h (sábado)

UBS’s:

Olenka Macellaro – Av. Mário Homem Melo, nº 5075 – Caimbé
Mariano de Andrade – Av. Deco Fonteles, nº 264 – Caranã
Aygara Motta – R. J, nº 256 – Cidade Satélite
Délio Tupinambá – Av. Belo Horizonte, nº 178 – Nova Cidade

Com informações de Emanuele Pasqualotto