Destaque Saúde | RR

UBS’s de Boa Vista atendem +7 mil pacientes de outros municípios

De janeiro a junho do ano passado, foram 6.015 consultas e esse ano, no mesmo período, já foram 7.261 pacientes atendidos vindos de outros municípios roraimenses | Foto: SEMUC
De janeiro a junho do ano passado, foram 6.015 consultas e esse ano, no mesmo período, já foram 7.261 pacientes atendidos vindos de outros municípios roraimenses | Foto: SEMUC
Zukka Brasil | RR
Escrito por Zukka Brasil | RR

Saúde/RR – Os números de atendimentos nas unidades básicas de saúde de Boa Vista a pacientes vindos de outros municípios de Roraima tiveram um aumento de 21% em comparação ao ano anterior. É o que mostra o levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde, em relação ao primeiro semestre deste ano.

De janeiro a junho do ano passado, foram 6.015 consultas e esse ano, no mesmo período, já foram 7.261 pacientes atendidos vindos de outros municípios roraimenses. Somente em maio deste ano, foram 1.414 atendimentos e em junho, o número subiu para 1.849.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Cláudio Galvão, a prefeitura vem trabalhando para garantir um atendimento igualitário e de qualidade em todas as unidades básicas de saúde e que todos, independentemente da localidade de origem, são atendidos.

“Apesar do SUS ser universal, o município de Boa Vista não recebe nenhum repasse extra para atender os pacientes de outras cidades. Porém, não negamos atendimento. Pelo contrário, temos trabalhado diariamente com planejamento e estratégias para atender a população de forma igualitária, inclusive estendendo o horário de atendimentos em algumas unidades”, ressalta o secretário.

Ações contra a Covid-19 – Para atender os pacientes suspeitos e casos leves de Covid-19, a prefeitura estendeu o horário e selecionou oito unidades básicas para atendimentos exclusivos, que contam com profissionais capacitados para o atendimento.

As demais continuam atendendo a população em outros atendimentos como consultas médica e de enfermagem, pré-natal, curativos, vacinação e outros. As atividades realizadas em grupos foram suspensas por conta da pandemia.

As unidades listadas abaixo oferecem atendimento para pacientes com suspeita ou confirmação da doença.

Com informações de apoio Jamile Carvalho