Destaque Turismo | AM Turismo | RR

Turismo tem queda brutal de R$ 62 bilhões com Pandemia

Turismo Praia Grande
Turismo Praia Grande | Foto: Internet
Zukka Brasil
Escrito por Zukka Brasil

Turismo – Serviço não-essencial, o setor turístico é um dos mais prejudicados pela pandemia de coronavírus. Segundo projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) o prejuízo acumulado até abril é de R$ 62 bilhões.

“O momento atual do turismo brasileiro é dramático. Se a gente detalhar por setores, pode-se dizer que a hotelaria está majoritariamente fechada em todo o Brasil. Os que estão funcionando têm o nível de ocupação muito baixo”, afirma o diretor da CNC e presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação Alexandre Sampaio.

A taxa de ocupação nos hotéis está entre 3% a 5% e os voos das aéreas tiveram uma queda entre 90% e 95%. Há a previsão de 300 mil desempregados no setor.

O setor acredita que um fator agravante é a imagem negativa do Brasil em centros como Europa e EUA, ocasionada pelas críticas sobre as medidas de saúde federais na pandemia de Covid-19.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor de turismo responde por 3,71% do PIB do país.