Treinamento de Melhoramento Genético vai até 29, quinta-feira

Treinamento CONAFER. Imagem divulgação
Treinamento CONAFER. Imagem divulgação

Nesta terça-feira, 27, dando continuidade ao lançamento do Programa Mais Genética Brasil, foi realizado no auditório da Seapa (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), o 1º Treinamento do Programa de Melhoramento Genético. Ao todo, 17 pessoas, entre servidores e representantes de prefeituras do interior, participam até a próxima quinta-feira, dia 29.

O Programa Mais Genética Brasil é uma parceria entre o Governo de Roraima, por meio da Seapa e a Conafer (Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil), além da empresa Alta Genetics. A assinatura do termo de cooperação técnica ocorreu na Fazenda Xanadu, Terra Indígena São Marcos, em Pacaraima, no dia 11 de junho.

Segundo o governador Antonio Denarium, a iniciativa do Governo visa o melhoramento genético do rebanho de Roraima, proporcionando mais qualidade para o produtor, como também para o consumidor.

“Chegou a hora da pecuária em terras indígenas dar um salto em desenvolvimento. Essa união de forças e tecnologia mostra mais uma vez que a nossa gestão está preocupada com os pequenos produtores e também com os produtores indígenas”, frisou.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Aluizio Nascimento, disse que a parceria permite a integração de esforços para a execução do Programa Mais Pecuária Brasil em Roraima, com a finalidade de aprimorar ações que proporcionem o melhoramento genético do rebanho leiteiro e de corte.

“O acordo assinado entre a Seapa e a Conafer assegura o fornecimento do material genético e insumos necessários à realização do Agrope, além do treinamento, por meio da empresa Alta Genetics, ao técnico que fará parte do processo”, disse Nascimento.

O coordenador Técnico Norte e Nordeste da Conafer e médico veterinário, Carlos Nascimento, explica as duas etapas do treinamento.

“A parte teórica, onde a gente vai falar da inseminação, dos protocolos e, posteriormente, os participantes irão até a Fazenda Xanadu, fazer a parte prática, para fazer uma atualização dos procedimentos da tecnologia da inseminação”, detalhou.

Carlos afirma também que esse treinamento é uma atualização dos profissionais que vão trabalhar diretamente no Programa Mais Pecuária Brasil. “Vamos criar processos e balizar os procedimentos da tecnologia em si, para que ele seja um difusor de tecnologia para os pequenos produtores, para o treinamento do dia-a-dia”, disse.

TREINAMENTO

Para o treinamento foi disponibilizado, um botijão de armazenagem de sêmen, peças para treinamento de inseminação (útero e cérvix) e estrutura com vacas vazias para prática de inseminação.

O Programa Mais Pecuária Brasil é de responsabilidade da Conafer, que é fomentadora dos recursos e responsável pela logística das doses para inseminação dos rebanhos bovinos, dos produtores selecionados e enquadrados nos requisitos previamente acordados no termo de cooperação.

Os municípios beneficiados pelas ações do Programa Mais Pecuária Brasil deverão assinar um termo de adesão junto à Seapa, além de disponibilizar quadro técnico, entre outras contrapartidas.