Educação | RR

Todas as escolas de Boa Vista já estão inseridas na plataforma digital EDUCARR

FOTOGRAFIA: Fernando Oliveira
FOTOGRAFIA: Fernando Oliveira
Zukka Brasil | RR
Escrito por Zukka Brasil | RR

Todas as 58 escolas estaduais da Capital já estão inseridas no Educarr, o Sistema de Gestão Educacional que vai garantir mais agilidade e dinamismo nas atividades diárias das escolas integradas com a Seed (Secretaria de Educação e Desporto).

Mesmo com as dificuldades enfrentadas com a pandemia da Covid-19 em 2020, os treinamentos dos servidores e a inserção das escolas na plataforma digital não pararam. Ao longo do ano foram cinco etapas de capacitações.

As formações, direcionadas aos gestores escolares, coordenadores pedagógicos e secretários de escola foram realizadas pela equipe da GTIC (Gerência de Tecnologia da Informação e Comunicação) da Seed em parceria com o Governo Digital.

Todo o processo e evolução da inserção das escolas no Educarr pode ser acompanhada em tempo real por meio do site educacaoemnumeros.rr.gov.br. Para o ano que vem, o planejamento é iniciar a inserção no Educarr, das escolas do interior do Estado.

O planejamento é que para 2021 também sejam inseridas nesse sistema as escolas do interior, para trazer mais facilidade quanto ao processo de informações administrativas nas escolas e mais economia ao Estado. Deste modo todos se beneficiam” concluiu Samuel Castro, coordenador das oficinas e gerente da GTIC da Seed.

Tecnologia a favor da Educação

A plataforma digital Educarr foi implantada inicialmente em 2019 em formato piloto com seis escolas inseridas no sistema. Em janeiro de 2020, foi lançada oficialmente e começou então o período de capacitação de servidores e inserção das demais escolas da rede, localizadas na capital.

“Essa plataforma foi uma determinação do Governador Antonio Denarium que tem um olhar atento para a Educação e sabe da importância de dados fidedignos e reais para que possamos tomar decisões e encaminhar as políticas públicas educacionais. Todos estão encantados com a plataforma, que era um sonho antigo da rede estadual de ensino”, destacou Leila Perussolo, secretária de Educação e Desporto.

O Educarr tem o objetivo de dinamizar o processo de comunicação entre a Seed e as escolas. Além de facilitar ações pedagógicas e administrativas dentro da unidade escolar. A plataforma disponibiliza um ambiente acadêmico, onde estudantes podem acessar suas notas, boletins e trabalhos escolares.

Os professores também têm um espaço para planejamento de aulas, inserção de notas e diário eletrônico. Além disso, o sistema também tem um espaço destinado aos gestores escolares e aos pais de alunos que poderão acompanhar de perto a vida escolar dos filhos. As futuras matrículas também serão online, por meio do Educarr, eliminando as filas em frente às escolas.

O Educarr foi criado e desenvolvido por técnicos capacitados da Assessoria do Governo Digital o que gerou uma economia de aproximadamente R$ 1 milhão por ano aos cofres públicos, uma vez que este é o valor de um sistema desse porte, caso fosse adquirido pelo Executivo.

Com informações de  Luciene Souza e Mágida Azulay Khatab