Saúde | AM

Tipo sanguíneo de 60% dos amazonenses, O+ continua com estoque crítico na Hemoam

hemoam
Zukka Brasil
Escrito por Zukka Brasil

Há pelo menos uma semana, o sangue O+ está com estoque crítico na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam). Esse é o tipo sanguíneo mais requisitado pelas instituições hospitalares do Estado, sendo também muito usado em casos de acidentes, cirurgias cardíacas e em pacientes com doenças crônicas no sangue.

A preocupação é grande porque, pelo menos duas vezes na semana, o Hemoam faz a distribuição de bolsas de sangue para 27 unidades hospitalares de Manaus públicas e também privadas. A quantidade de bolsas O+ está 44% abaixo do considerado aceitável. A média segura para o estoque atuar é de 300 bolsas de sangue só para este tipo sanguíneo, e atualmente o estoque está em 170 unidades.

Por isso, a Hemoam, órgão vinculado à Secretaria de Saúde do Estado (Susam), convoca doadores para comparecerem ao hemocentro a fim de garantir o provimento de sangue para todo Estado.

Doação – Para doar sangue, é necessário estar com boa saúde e bem alimentado, com idade entre 18 e 69 anos e peso a partir de 50 quilos. É preciso ainda estar munido de documento original e oficial com foto. Menores de idade também podem doar caso acompanhados dos pais ou responsável legal. A coleta dura entre cinco e dez minutos e todo o processo, desde a entrada até a saída da unidade, varia de 30 a 60 minutos.

O horário de funcionamento do Hemoam é das 7h às 18h, de segunda-feira a sábado. A fundação é localizada na avenida Constantino Nery, 4.397, Chapada, zona centro-sul. O posto de coleta da Maternidade Ana Braga continua em manutenção e deve retornar as atividades de coleta até o final deste mês de abril. Mais informações através do telefone (92) 3655-0140.