Saúde | RR

Testagem em massa da população pelo Covid-19 em Roraima ocorreu neste sábado 29.

Testes Covid-19 - Foto Ascom Sesau
Zukka Brasil | RR
Escrito por Zukka Brasil | RR

O pontapé inicial da campanha de testagem em massa da população para detectar infecção pela Covid-19 em Roraima ocorreu neste sábado, 29. Com ação realizada em dois pontos estratégicos da capital e objetivo de alcançar mil pessoas, as atividades começaram cedo e nem mesmo o calor intenso atrapalhou o desempenho das equipes da Vigilância Epidemiológica estadual.

As atividades são realizadas simultaneamente no Supermercado Atacadão e na sede do Clube São Raimundo e, até as 16h30, mais de 820 pessoas foram testadas.

“Esta ação reflete a preocupação do Governo do Estado de realizar o inquérito epidemiológico, para que nós possamos saber qual a real situação do nível de transmissão do vírus em Roraima, identificando as pessoas que já contraíram a doença, aquelas que adquiriram imunidade, bem como as pessoas assintomáticas”, explicou o secretário de Saúde, Marcelo Lopes.

Quando soube da ação, a estudante Sissi de Paula Wiecheteck, de 18 anos, não pensou duas vezes e aproveitou a oportunidade. “Eu não tive Covid, mas tinha interesse de fazer o teste e ainda não tinha conseguido. Quando vi as equipes com esse trabalho aqui, aproveitei para verificar como está a minha imunidade”, disse.

A servidora pública Jane Eyre Albuquerque, de 58 anos, é hipertensa e, quando soube da testagem em massa, decidiu procurar pelo serviço. “Estou no grupo de risco, tenho muito medo de pegar essa doença. Não consegui fazer o exame antes e achei extremamente positiva essa ação do Governo de oferecer o teste de forma gratuita para a população”, agradeceu.

Nesse sábado, teve testagem também para os atletas que atuam no futebol roraimense, na sede do Clube São Raimundo. A dona de casa Raleide Greisa aproveitou para levar o filho, que é jogador da categoria de base, para fazer o teste.

 “Como eles já vão retornar os jogos, fiquei preocupada, por isso aproveitei para trazê-lo para fazer o exame e checar se está tudo bem com a saúde. Só tenho a agradecer por essa iniciativa que vai garantir tranquilidade para todos”, agradeceu.

 SECOM Roraima – Jornalista Lidiane Oliveira