Saúde | RR

Testagem em massa acontece no Detran RR neste sábado 05.09.

Testagem Covid-19 - Foto: José Magno
Zukka Brasil | RR
Escrito por Zukka Brasil | RR

Os cuidados com a saúde da população continuam neste sábado, 5, por meio da campanha de testagem em massa “Por Você e Por Todos – A Sesau Não Foge à Luta”, promovida pelo Governo de Roraima. A ação será executada no pátio do Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima), localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, bairro Aeroporto. A expectativa é que 1.000 pessoas sejam testadas das 9h às 15h.

Serão atendidos os moradores dos bairros próximos, incluindo Jardim Floresta, Mecejana, Cauamé, bem como os moradores de outras áreas que tiverem interesse de fazer o teste rápido para a detecção da COVID-19.

Segundo o secretário de saúde, Marcelo Lopes, a segunda ação destinada ao público geral tem por objetivo alcançar mais pessoas e concluir o inquérito epidemiológico, medida fundamental para a definição de medidas de recuperação da economia e retomada de atividades em outras áreas.

“Com a continuidade da testagem em massa, teremos condições de tomar decisões mais precisas sobre a retomada da economia não só na capital, mas em cada localidade do Estado, de forma segura para a população, para que mantenhamos o maior índice de queda de mortalidade no País”, esclareceu o secretário.

De acordo com Valdirene Oliveira, coordenadora da CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde), responsável pela equipe que realiza a testagem, a ação tem exigido muito empenho e dedicação e os resultados têm sido gratificantes.

“O trabalho tem sido intenso, dia e noite. Cerca de 100 servidores estão envolvidos na campanha. As equipes de testagem, logística, alimentação de dados e apoio têm trabalhado de forma incansável para garantir um atendimento rápido e eficiente à população. Começamos há uma semana e temos uma agenda de testagens fechada até o dia 16, atendendo servidores da educação, saúde, segurança e a população em geral. A partir desse trabalho, esperamos o êxito da ação”, disse a coordenadora.

O engenheiro eletricista, Igor Viana, de 23 anos, não conseguiu realizar o teste na primeira etapa de atendimento ao público porque havia esquecido os documentos em casa, mas agora está preparado para a segunda etapa. Ele contou que, ao ser aceito em um novo emprego, sentiu a necessidade de realizar o teste, visto que alguns de seus colegas de trabalho apresentaram sintomas. De acordo com ele, a iniciativa do Governo é fundamental para o controle da doença no Estado.

“Eu segui as orientações de isolamento de forma rigorosa. Agora, começando em um novo emprego, percebi a necessidade de testar quando alguns colegas de trabalho apresentaram sintomas e até diagnóstico positivo para a doença. O teste vai dar segurança tanto para mim quanto para minha família. Essa ação é muito importante, por conta do nível de alcance dela e é fundamental no controle dos casos no Estado”, disse Igor.

Para não perder essa oportunidade de cuidar da saúde, não esqueça de levar para a testagem seu CPF e cartão do SUS. Lembre-se de usar a máscara e, sempre que possível, mantenha pelo menos 1,5m de distância das outras pessoas.

  

Secom- José Magno