Boa Vista Destaque Saúde | RR

Teresa Surita anuncia oito UBS’s para atendimento apenas da covid-19

Teresa Surita UBS
Prefeita Teresa anuncia oito UBS’s para atendimento apenas da covid-19 | Foto: SEMUC
Zukka Brasil
Escrito por Zukka Brasil

Saúde/RR – A prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, anunciou nesta sexta-feira, 12, a abertura de oito unidades básicas de saúde para atendimentos específicos de casos suspeitos e confirmados da covid-19.

A medida visa evitar a contaminação de outros pacientes que buscam os postos e organizar os atendimentos, agilizando os serviços a quem mais precisa. As oito unidades começam a atender nesse novo formato a partir de segunda-feira, 15.

A escolha das UBS’s que passarão a atender apenas pacientes suspeitos e confirmados com coronavírus foi feita de acordo com a localização, em bairros estratégicos e centrais, garantindo acesso ao maior número de pessoas. Os serviços específicos serão oferecidos de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h em quatro unidades e das 8h às 20h em outros quatro postos.

“A ideia é direcionar os atendimentos específicos de covid-19 para esses oito postos, além de reduzir o contato entre pacientes suspeitos e a população que não apresenta sintomas e, ainda, desafogar as demais unidades, deixando-as para outros atendimentos e pacientes com problemas de saúde não relacionados ao coronavírus”, ressalta a prefeita Teresa Surita.

UBS’S DAS 8H ÀS 19H

UBS Olenka Macellaro – Caimbé
UBS Mariano de Andrade – Caranã
UBS Délio Tupinambá – Nova Cidade
UBS Aygara Motta – Cidade Satélite

Essas mesmas unidades que atenderão até as 19h, são as que funcionam até meia-noite e abrem aos sábados. Porém, a partir das 19h, de segunda a sexta-feira, essas UBS’s passarão a atender a pacientes com quaisquer sintomas, inclusive aos sábados, das 8h às 13h.

UBS’S DAS 8H ÀS 20H

UBS Silvio Botelho – Paraviana
UBS São Vicente
UBS Lupércio Lima – Pintolândia
UBS Equatorial

Reorganização dos Atendimentos – As equipes das unidades já estão reorganizando todo o fluxo de atendimentos e direcionando-os para as demais unidades que não atenderão casos específicos de covid-19, para que ninguém seja prejudicado.

“Queremos tranquilizar a todos e dizer que ninguém ficará sem o seu atendimento já previsto. Nossas equipes vão entrar em contato e reagendar a consulta ou outro procedimento, informando data e a unidade que deve ser atendido”, explica Cinthia Brasil, superintendente de Atenção Primária à Saúde de Boa Vista.

Investimentos na Saúde

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Boa Vista reforça os investimentos na Saúde do município. Esta semana, foram reinaugurados dois blocos do Hospital da Criança, um deles de internação, com 30 leitos para atendimento de pacientes com covid-19 ou não.

A Prefeitura de Boa Vista já contratou quase 400 profissionais para ampliar o atendimento nas unidades de saúde e está finalizando um novo seletivo com mais 320 vagas. Também contratou 20 leitos de retaguarda no Hospital da Mulher, que serão utilizados em caso de aumento da demanda no Hospital da Criança.

Duas unidades básicas de saúde voltaram a funcionar recentemente após reforma, ampliando o atendimento na zona oeste da cidade, a mais populosa. Outros quatro postos de saúde funcionam também aos sábados. Ao todo, Boa Vista conta com 34 unidades básicas de saúde, sendo que 33 estão em pleno funcionamento e uma passa por reforma.