TCE-Am e SEMED dão inicio ao projeto “Ouvidoria Estudantil”

Prefeitura de Manaus TCE-AM Projeto “Ouvidoria Estudantil” SEMED
Foto: Alex Pazuello

A Prefeitura de Manaus e o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) realizaram, na manhã desta terça-feira, 3/8, a solenidade de posse dos alunos ouvidores do projeto “Ouvidoria Estudantil” em que três escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed) fazem parte desse projeto-piloto, que pretende atender mais de 500 unidades de ensino do município. O evento ocorreu no auditório do TCE, bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.

O projeto criado em 2019 tem o objetivo de capacitar os alunos da rede pública de Manaus, por meio do protagonismo na gestão escolar e a participação cidadã, além de fortalecer o controle social. O secretário municipal de Educação, Pauderney Avelino, participou do evento e mencionou a importância de fiscalizar o poder público.

“A cultura da fiscalização deve ser implantada desde muito cedo no cidadão e eu, assim como o prefeito David Almeida, queremos muito que seja multiplicado em todas as nossas escolas e que os alunos criem o sentimento do que é importante, que é o serviço público de qualidade. Que nada fique nas promessas e sim nas ações, esse controle vai iniciar a partir desses jovens, isso é cidadania. Os jovens vão cobrar os serviços que as escolas propõem oferecer e se estão oferecendo”, declarou Pauderney.

O projeto foi idealizado pelo conselheiro-ouvidor do TCE, Érico Xavier Desterro e Silva, que apontou a intenção da iniciativa de que todas as escolas públicas do Amazonas participem da ação.

“Nós procuramos a Semed para realizar esse projeto, que a gente pretende que aconteça em todas as escolas públicas, como um canal de comunicação direta entre os alunos, a direção das escolas e também com as secretarias de educação. Dessa forma, teremos a participação efetiva do principal indivíduo dessa ação, que é o aluno, a voz que precisamos ouvir na educação”, pontuou Érico.

Formação

Após a solenidade de posse, os alunos que fazem parte da agremiação estudantil iniciaram uma formação, que segue até a próxima quinta-feira, 5/8. Nos três dias de formação, serão abordados os temas: Ouvidoria X Protagonismo Juvenil; Gestão democrática e Protagonismo estudantil, e Mecanismo de controle social; Questionários de avaliação das estruturas das aulas e dos ambientes nas proximidades da escola.

Para o presidente do Grêmio da Escola Abílio Alencar, Matheus Simão, 15 anos, do 9º ano, várias melhorias foram decididas em assembleia.

“Ontem mesmo, começaram a instalar aparelhos de ar-condicionado novos nas salas, um projeto que todos os alunos desejavam. O que nós queremos é manter uma escola boa para todos os estudantes”, enfatizou.