Amazonas

TCE-AM e CRC firmam acordo de cooperação mútua em capacitação e fiscalização

TCE-AM CRC Escola de Contas Públicas Yara Lins dos Santos
Foto: DICOM
Escrito por Zukka Brasil

Para estabelecer uma rotina de parceria com foco na capacitação de gestores e servidores públicos, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) celebrou, na manhã desta quarta-feira (22), a assinatura de um termo de cooperação técnica junto ao Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Com vigência de cinco anos, o acordo permitirá que as duas partes compartilhem recursos humanos e tecnológicos visando novos cursos de capacitação ofertados pela Escola de Contas Públicas (ECP).

“Essa parceria vem para enriquecer ainda mais a qualidade e quantidade de cursos ofertados pela nossa Escola de Contas, já que poderemos contar, sempre que possível, com ajuda tanto de planejamento do Conselho Regional de Contabilidade, quanto com a expertise dos funcionários daquele conselho. Sem dúvidas a sociedade civil pode esperar novos cursos, treinamentos e capacitações visando a qualificação da gestão pública”, comentou o presidente do TCE, conselheiro Mario de Mello.

Assinado pelo conselheiro-presidente Mario de Mello, pela coordenadora da ECP, conselheira Yara Lins dos Santos e pela presidente do CRC, contadora Joseny Gusmão da Silva, o termo de cooperação técnica prevê ainda, de forma totalmente gratuita, a liberação dos técnicos de ambos os órgãos para ministrar palestras e aulas ou para participar de atividades que sejam de interesse comum.

Ao celebrar a assinatura da parceria, a coordenadora da ECP, conselheira Yara Lins dos Santos, destacou a busca realizada pela Corte de Contas por novas parcerias com diferentes entes da administração pública.

“Não é possível que a Corte de Contas faça a boa gestão da administração pública de forma solitária. É preciso que esse seja um trabalho em conjunto, de todos os gestores e órgãos. É exatamente o que estabelecemos hoje com o Conselho Regional de Contabilidade, que, a partir de agora, se torna mais um parceiro, em especial para a Escola de Contas, que poderá contar em breve com novos alunos, novos professores e ter ainda novos cursos disponíveis”, comentou a conselheira.

Segundo a presidente do CRC, Joseny Gusmão da Silva, a assinatura do termo representa um marco para o Conselho, ainda mais por acontecer no Dia do Contador, celebrado em 22 de setembro.

“É um marco para a classe contábil poder assinar essa cooperação, já que agora estaremos com o Tribunal de Contas ao nosso lado, como parceiros, para atualizar a formação dos nossos técnicos de contabilidade, além de poder oferecer ao Tribunal o nosso conhecimento contábil quando for necessário”, comentou Joseny.