Destaque Saúde | AM

SUCESSO: Manaus aplicou 84 mil doses de vacina contra Covid-19 em dois dias de mutirão

Mutirão Vacinação Covid-19 Manaus Arena da Amazônia SEMSA SES-AM
Foto: João Viana/Semcom
Escrito por Zukka Brasil | AM

Mais de 84 mil pessoas foram vacinadas contra a Covid-19 durante a intensificação da vacinação de segunda dose, promovida pela Prefeitura de Manaus, com apoio do Governo do Amazonas, durante este fim de semana.

Fora dois dias de atendimento ao público em 39 pontos, sendo que em três deles (sambódromo, Arena da Amazônia e Centro de Convenções Vasco Vasques) o funcionamento se estendeu por 33 horas, sem intervalo, das 9h de sábado, 28/8, às 18h deste domingo, 29/8.

Do total de 84.386 doses aplicadas, 65.368 foram segundas doses e 19.468, primeiras doses. Foram vacinados os que já se encontravam no prazo para completar o esquema vacinal e as pessoas de 12 anos ou mais que, até então, não haviam recebido a primeira dose da vacina. Apenas no sábado, foram vacinadas 60.618 mil pessoas e, neste domingo, outras 24.218, conforme registros da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) atualizados às 18h15.

O prefeito David Almeida esteve na Arena da Amazônia no encerramento das atividades e avaliou que a intensificação da vacinação foi um sucesso.

“Por isso, vim agradecer pessoalmente aos gestores e a cada servidor que trabalha com empenho e está engajado na missão de manter Manaus como uma das cidades mais imunizadas do Brasil”, destacou. David garantiu que outras etapas virão e que a prefeitura estará sempre com a estrutura necessária para vacinar a população.

Para a titular da Semsa, Shádia Fraxe, a ação cumpriu o objetivo de sensibilizar e levar a um ponto de vacinação àqueles que podiam ser vacinados.

“Temos adotado as estratégias possíveis para facilitar o acesso da população às vacinas contra a Covid-19, incluindo Unidades Básicas de Saúde (UBSs) como locais rotineiros de vacinação e mantendo pontos estratégicos de grande fluxo em ações mais pontuais. Nossa meta é alcançar, no mínimo, 90% da população vacinável (acima dos 12 anos) e garantir que todas completem seu esquema vacinal. E para isso, não temos poupado esforços”, ressaltou.

Com as doses do fim de semana, chega a 1.976.845 o número total de doses aplicadas pela Prefeitura de Manaus desde o dia 19 de janeiro, quando foi aberta a campanha municipal de vacinação contra a Covid-19. Com isso, 1,4 milhão de pessoas estão vacinadas com a primeira dose, o que corresponde a 81% da população vacinável, e 505 mil, ou seja, 31%, já estão com o esquema vacinal completo por receberem as duas doses ou a dose única.

A ampliação do esquema de imunização já é uma realidade, como afirmou a secretária, por isso, segundo ela, novas estratégias para a campanha municipal estão sendo discutidas pela equipe técnica da Semsa, que considera as últimas orientações do Ministério da Saúde quando à aplicação de mais uma dose da vacina para públicos específicos e dentro de critérios mínimos de cobertura com as duas doses.

“Por enquanto, estamos trabalhando fortemente para vacinar com a segunda dose todos os que forem chegando aos prazos atualmente recomendados: 84 dias para quem recebeu na primeira dose o imunizante da Pfizer, 56 para os que tomaram AstraZeneca e 28 para quem tomou CoronaVac”, observou Shádia Fraxe, durante o encerramento do “mutirão” de vacinação, no início da noite deste domingo, 29/8.

A secretária agradeceu o empenho dos quase 1 mil servidores da Saúde envolvidos e de todos os órgãos da gestão pública e das Forças Armadas, que têm auxiliado a Semsa na organização e operacionalização da campanha durante os últimos oito meses.

“Nossa gratidão a cada um dos que colaboram conosco de forma incansável. Todos fazem parte dessa história de desafios e superações na busca de dias melhores”, disse.

Shádia também agradeceu à população, que tem respondido aos chamados da Semsa para a vacinação.

“Essa é uma luta de muitos e cada um é responsável pela parte que lhe cabe”, ressaltou, e apelou aos que ainda estão em falta com a primeira ou a segunda dose para que procurem, ao longo da semana, um dos 34 pontos que seguirão abertos para a vacinação.