SSP realiza Operação Extraneus em abrigo venezuelano

SSP – Entre os meses de junho e agosto deste ano, o 11º Distrito Integrado de Polícia Civil (11º DIP), localizado no bairro Coroado, zona leste de Manaus, registrou 18 Boletins de Ocorrência com relatos de crimes como ameaça, tráfico de drogas e lesão corporal no abrigo onde residem refugiados venezuelanos na capital amazonense.

As ocorrências, juntamente com as denúncias, algumas sobre possível formação de milícia no espaço, embasou a Operação “Extraneus” – SSP, desencadeada na manhã desta quinta-feira (17/10).

[mc4wp_form id=”47145″]

As equipes de policiais civis e militares cumpriram o mandado judicial de busca coletivo e fiscalizaram os 40 alojamentos do abrigo, que fica na avenida Cosme Ferreira, em frente à Feira do Coroado. Equipes da área social das secretarias estaduais de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania e de Assistência Social acompanharam os trabalhos, assim como representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A atuação policial transcorreu dentro da normalidade. “Houve aumento no número de registros e da gravidade dos crimes envolvidos, para além de denúncias feitas pelos próprios venezuelanos quanto à possível presença de milicianos, estupradores e pessoas que não teriam passado pela imigração. A ação também teve um caráter preventivo e serviu para apurar esses relatos”, disse o delegado Antônio Rondon, titular do 11º DIP.

Um simulacro de arma de fogo foi apreendido no local. As investigações sobre os crimes vão continuar. “O objetivo desse trabalho foi atuar preventivamente em cima de denúncias feitas na delegacia sobre tráfico de drogas, bem como brigas entre eles”, disse o secretário de Segurança, coronel Louismar Bonates, que acompanhou a operação ao lado do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ayrton Norte, e delegado-geral da Polícia Civil, Lázaro Ramos.