Esporte

Softbol inaugura amanhã (21) disputas em Tóquio antes da cerimônia de abertura

Softbol Olimpíadas de Tóquio Cerimônia de abertura
Foto: COI
Escrito por Zukka Brasil

A cerimônia de abertura oficial das Olimpíadas de Tóquio 2020 será nesta sexta-feira (23), mas as competições começam já nesta terça-feira (20), às 21h (de Brasília). O evento esportivo que abre as Olimpíadas é o confronto entre Japão e Austrália pelo torneio de softbol. Em seguida, já na madrugada de quarta-feira (21), a Itália enfrenta os Estados Unidos e o México disputa com o Canadá.

Considerado a versão para mulheres do beisebol, o softbol estreou nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, e seguiu até Pequim 2008. Nas últimas duas Olimpíadas, Londres 2012 e Rio 2016, ficou de fora. O esporte, que voltou para os jogos de Tóquio 2020, estará de fora de Paris 2024, mas deverá voltar novamente em Los Angeles 2028.

O torneio olímpico de softbol é disputado por seis seleções, que jogam entre si em um sistema de liga. As duas primeiras colocadas da competição fazem a grande final para conquistar o ouro e a prata. A terceira e a quarta colocada disputam a medalha de bronze. Os jogos serão nos estádios de beisebol de Yokohama e Fukushima.

Os Estados Unidos já ganharam três das quatro medalhas de ouro disputadas (1996, 2000 e 2004). O Japão é o último campeão olímpico (2008). O Brasil não participa da disputa porque foi eliminado no torneio pré-olímpico após perder para o Canadá.