Saúde | AM

SES-AM, FVS-AM e Semsa Parintins alinham ações de saúde no município

SES-AM FVS-AM Semsa Parintins Governo do Amazonas
FOTOS: Rodrigo Santos/SES-AM
Escrito por Zukka Brasil | AM

Representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Parintins, estiveram reunidos, na quarta-feira (23/06), para alinhar as ações que acontecerão neste fim de semana no município (a 369 quilômetros de Manaus).

Parintins recebe, no sábado (26/06), o mutirão Vacina Amazonas, ação do Governo do Amazonas em parceria com a prefeitura do município, para a imunização da população de 23 a 29 anos, de grávidas e puérperas sem comorbidades. Neste mesmo dia, os bumbás Caprichoso e Garantido levarão para o Bumbódromo uma apresentação mais intimista, sem a presença de público e com transmissão on-line, para manter a tradição do Festival Folclórico, adiado por conta da pandemia de Covid-19.

Durante a reunião, foram confirmados os pontos de vacinação do mutirão, os critérios para atender a população a ser imunizada no sábado e também como funcionará a testagem dos profissionais que irão atuar nas ações de saúde e na live dos bumbás. Estiveram presentes representantes da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, do Corpo dos Bombeiros e das agremiações Caprichoso e Garantido.

O Governo do Estado enviou 15 mil doses de vacina contra a Covid-19 para ação em Parintins. Para atender a população, foram montados quatro pontos de vacinação: Unidade Básica de Saúde (UBS) Doutor Toda, no bairro Francesa; UBS Waldir Viana, no São Benedito; e UBS Francisco Galliani, no Itaúna 2, além do drive-thru na Praça da Catedral. O horário de vacinação será das 8h às 17h.

Para receber o imunizante, a população deve apresentar, obrigatoriamente, documento original com foto, CPF e comprovante de residência (original e cópia). Equipes da SES-AM irão atuar na vacinação com os profissionais de saúde do município e também reforçar o atendimento de urgência e emergência no Centro Cultural de Parintins – Bumbódromo, onde também estarão equipes da FVS-AM.