Destaque Saúde | AM

SES-AM e SEMSA expõe experiências de sucesso na 1ª Mostra do “SUS Que Dá Certo”

SES-AM SEMSA Shádia Romano
Foto: Geraldo Farias
Escrito por Zukka Brasil | AM

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) realizou, nesta sexta-feira (25/06), a primeira edição da Mostra do “SUS Que Dá Certo”, com exposições de ações de sucesso na rede pública de saúde voltadas para a Política Nacional de Humanização, Educação Permanente e Controle Social.

O evento é um dos projetos do Programa Saúde Amazonas para valorização dessas atividades realizadas pelos profissionais das unidades que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.

A programação da 1ª Mostra do SUS foi feita em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa/Manaus).

O secretário da SES-AM em exercício, Sílvio Romano, e a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, realizaram a abertura do evento no Núcleo do Programa Telessaúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com transmissão ao vivo ao longo de todo o dia.

O secretário Sílvio Romano também foi um dos expositores entre as 30 ações abordadas no evento. Quando gestor do Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, Sílvio Romano implantou os projetos “Tocando Almas” e “Roda Gigante”, voltados para o trabalho de humanização no cuidado com os servidores e também com os pacientes e acompanhantes que fazem parte do dia a dia da unidade.

O projeto “Roda Gigante” teve o objetivo de propiciar uma aproximação da direção da unidade com os servidores, através de rodas de conversa para troca de experiências que pudessem melhorar a relação, culminando com prestação de serviços mais humanizados. Essa roda de conversa também foi levada para os pacientes e acompanhantes.

Já o “Tocando Almas” foi um complemento do projeto anterior, propiciando aos profissionais de saúde assumirem o papel de pacientes em vários cenários do atendimento para entender como um paciente que chega à unidade se sente.

Para o secretário Sílvio Romano, estas experiências continuam sendo edificadoras, pois aproximam a direção da unidade, servidores e os pacientes, todos aqueles que englobam o Sistema Único de Saúde.

A maior vantagem dessas atividades é que todas essas pessoas se tornaram ainda mais visíveis. Desta forma a gente começa a entender os usuários do SUS na totalidade, atuando na construção de uma nova realidade, com novos olhares e percepções”, destacou o secretário durante a apresentação.

Valorização – O secretário de Saúde parabenizou o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) da SES-AM, responsável pela realização da 1ª Mostra do SUS, na pessoa da gerente de Humanização, Ana Karla Pimenta. Sílvio Romano ressaltou que o evento serve para valorização dos servidores, que de forma criativa atuam para melhoria do sistema de saúde.

“A gente consegue, através dos trabalhos apresentados, ter a certeza de o quanto criativos são os nossos servidores. E que, diante de qualquer adversidade, inclusive diante da própria pandemia, são capazes de estar se recriando, se reinventando, na busca de um melhor atendimento, de um olhar muito mais humano para as pessoas que buscam os serviços de saúde no nosso estado. Fiz questão de estar presente no evento como uma forma de homenagear esses profissionais, que são eles que fazem que o SUS dê certo”, enfatizou.

Na 1ª Mostra do “SUS Que Dá Certo” foram expostas 30 experiências, sendo 20 da SES-AM e 10 da Semsa.