Educação | RR Saúde | RR

Servidores da educação começam a ser testados em Roraima

TESTAGEM EM MASSA SEED - Foto Ascom
Zukka Brasil | RR
Escrito por Zukka Brasil | RR

Os servidores estaduais de Roraima começaram a ser testados. Trata-se da campanha “Por você e por todos”, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde). A primeira secretaria a receber a equipe da Sesau para a realização dos testes rápidos para COVID-19 foi a Seed (Secretaria de Educação e Desporto).

Os servidores administrativos fazem a testagem nesta terça-feira, 1º. A ação começou às 9h e segue até às 17h, na sede da secretaria, localizada no Centro, em Boa Vista. Profissionais do Sinter (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Roraima) e da Univirr (Universidade Virtual de Roraima) também foram convidados para a testagem. A expectativa é que sejam realizados 800 testes.

“Temos que dar tranquilidade a nosso servidor. Ele precisa saber que não está contaminado ou que não tem risco de ser contaminado. Começamos o trabalho hoje pela Secretaria de Educação, porque já estamos fazendo um planejamento para um possível retorno das aulas. Futuramente, os alunos também vão passar pela testagem”, informou o governador Antonio Denarium, que na ocasião também realizou o teste para a COVID-19.

Nos próximos dois dias, será a vez da testagem dos servidores das escolas da capital. Equipe dos setores administrativos, pessoal de apoio, equipe pedagógica e professores estão convidados a fazer os testes. Nesta quarta-feira, 2, será realizada a testagem em quatro escolas polo que atenderão, juntas, servidores de 33 unidades de ensino. Na quinta-feira, 3, a testagem ocorrerá em outras três escolas polo, atendendo servidores de outras 25 escolas. A expectativa é testar 4.303 servidores nas instituições de ensino.

Em um segundo momento, será realizada também a testagem nos servidores que atuam no interior do Estado e, em outra etapa, nos 75 mil estudantes da rede estadual de ensino.

“Essa campanha vai chegar também nas unidades de ensino dos municípios do nosso Estado e das comunidades indígenas, para que a gente tenha dados científicos que possam subsidiar o Governo do Estado de Roraima e a Secretaria de Educação para uma possível retomada das aulas presenciais. Ainda não temos nenhuma data definitiva”, destacou a secretária de Educação e Desportos, Leila Perussolo.

A secretária esclareceu que o retorno só ocorrerá se for seguro para toda a comunidade e que os resultados da campanha da testagem em massa servirão de base para a decisão ou não do retorno das aulas. As atividades não presenciais nas escolas foram suspensas no mês de setembro.

 

 

Secom – jornalista: Mágida Azulay Khatab