Destaque Saúde | AM

SEMSA registra +54 mil doses aplicadas em dois dias de vacinação em Manaus

Vacinação | Foto: Divulgação/FVS
Vacinação | Foto: Divulgação/FVS
Escrito por Zukka Brasil | AM

A Prefeitura de Manaus registrou 54.644 doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas em dois dias de atendimento. Na sexta-feira, 16/7, quando a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) abriu 18 pontos de vacinação, dos quais nove funcionaram até as 21h, foram aplicadas 38.434 doses.

Neste sábado, 17, o “Vacinômetro” municipal computou a aplicação de 16.230 doses. Com isso, o estoque de primeiras doses recebidas na última remessa esgotou e na segunda-feira, 19, só serão atendidas as pessoas que precisam tomar a segunda dose.

Na última semana, a Semsa precisou suspender a aplicação da primeira dose também por ficar sem as vacinas.

“Nos últimos dias tivemos uma intensa procura pelas vacinas, o que é muito bom e é o nosso objetivo. Desde o início da campanha, nossas equipes estão empenhadas em atender a todos os que estiverem aptos a receber a vacina e o prefeito David Almeida vem ampliando, sempre que possível, os públicos, tanto que já alcançamos os de 19 anos. Manaus está bastante adiantada na campanha”, informou a secretária da Semsa, Shádia Fraxe.

A retomada da aplicação da primeira dose está condicionada à chegada de novas remessas de doses, o que deve ocorrer nos próximos dias.

A secretária reforçou a importância de quem já tomou a primeira dose, que retorne aos pontos disponibilizados pela Semsa para receber a segunda dose mesmo que já tenha passado do prazo.

“Temos três tipos de vacina, a CoronaVac, a AstraZeneca e a Pfizer, cujas farmacêuticas indicam a necessidade da segunda dose para assegurar o esquema vacinal. Apenas com as duas doses a proteção será efetiva. Basta conferir no Imuniza Manaus se a data da segunda dose já chegou e ir a uma de nossas unidades”, orientou.

A consulta à plataforma pode ser feita por meio do link https://imuniza.manaus.am.gov.br. Para receber a segunda dose basta apresentar um documento de identidade com foto, CPF e o cartão de vacinação.