Saúde | AM

SEMSA anuncia construção da primeira UBS em comunidade indígena

SEMSA UBS Comunidade Indígena Prefeitura de Manaus
Foto: João Viana
Escrito por Zukka Brasil | AM

O Parque das Tribos, comunidade localizada na região do Tarumã-Açu, zona Oeste de Manaus, onde residem cerca de 4,5 mil indígenas de 35 etnias, vai receber a primeira Unidade Básica de Saúde (UBS), com atendimento diferenciado para esse público. O anúncio oficial da construção da unidade foi feito pela secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, que representou o prefeito David Almeida em reunião com as lideranças da comunidade na manhã desta segunda-feira, 8/11, na Maloca dos Povos Indígenas.

De acordo a secretária, a nova unidade, de porte 4, vai prestar assistência aos indígenas, respeitando as questões culturais específicas, e também à população que reside no entorno, estimada em 40 mil pessoas. Segundo Shádia, embora nessa região já funcionem três unidades de saúde, nenhuma é voltada diretamente para os residentes do Parque das Tribos, que reúne a maior comunidade indígena não aldeada do mundo.

“Essas pessoas vêm sendo assistidas em unidades tradicionais por voluntários e por nossas equipes itinerantes e agora teremos uma condição ideal. A estrutura será totalmente nova e preparada para oferecer saúde dentro desse território e com respeito às necessidades de cada etnia”, salientou.

A secretária destacou que a UBS deve ficar pronta em 12 meses e que, com ela, a Prefeitura de Manaus salda uma dívida com essas populações.

“É inadmissível que a comunidade não tenha, até hoje, uma unidade que considere as demandas de saúde próprias, as crenças e costumes das diferentes etnias que aqui vivem”, observou.