Destaque Saúde | AM

SEMSA amplia dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para faixa etária de 50 a 59 anos

SEMSA Vacinação Covid-19 Prefeitura de Manaus
Foto: Altemar Alcântara
Escrito por Zukka Brasil | AM

O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou, no início da tarde desta quinta-feira, 4/11, através de suas redes sociais, a ampliação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para pessoas de 50 a 59 anos, que tenham concluído o esquema vacinal há pelo menos cinco meses. Para receber a terceira dose, basta se dirigir a um dos pontos de vacinação, que a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) disponibiliza em todas as zonas da cidade, e que funcionam das 9h até as 16h.

“É mais uma boa notícia que temos para a nossa população, nessa luta contra a Covid-19. Já temos perto de 67% do público apto a ser imunizado, com o esquema vacinal completo. Até o momento, 63.992 pessoas receberam a dose de reforço. E queremos aumentar ainda mais a proteção de nossos moradores, porque temos no Amazonas a confirmação de casos de variantes do vírus. Não podemos baixar a guarda. Quem se enquadrar nos critérios do reforço, procure logo um dos nossos pontos. Quem ainda não tiver tomado a primeira, ou que não tenha voltado para receber a segunda, vá o mais rápido possível. Nos ajudem a manter Manaus protegida”, alertou o chefe do Executivo municipal.

A Semsa começou a aplicar a dose de reforço no dia 17 de setembro, atendendo, inicialmente, as pessoas de 70 anos e mais com o esquema vacinal completo, posteriormente estendido a pessoas a partir de 60 anos. No dia 30 do mesmo mês, foi a vez das pessoas com alto grau de imunossupressão passarem a receber a dose adicional. Também os trabalhadores da saúde estão sendo beneficiados com a terceira dose do imunizante contra a Covid-19.

A secretária titular da Semsa, Shádia Fraxe, disse que os dados do Vacinômetro da prefeitura apontam que cerca de 1,6 milhão de pessoas já estão com a primeira dose e quase 1,2 milhão com o esquema vacinal completo, com duas doses ou a dose única.

“Precisamos avançar na cobertura dessa imunização. Hoje, o nosso Sistema Municipal de Vacinação, no qual são registradas todas as doses aplicadas, indicava que 256.119 pessoas já passaram dos intervalos para a segunda dose dos imunizantes. Esse número equivale a 16% dos que tomaram a primeira dose. Temos as vacinas e a estrutura para receber o público. Nos ajudem a garantir a proteção de todos”, apelou.