Destaque Manaus

SEMINF avança com obras e inclui outras 1,7 mil ruas na agenda de infraestrutura

SEMINF \ Foto: Márcio Melo
SEMINF Foto: Márcio Melo
Escrito por Zukka Brasil | AM

A Prefeitura de Manaus por meio da Secretaria Municipal Infraestrutura (Seminf), avança com o pacote de Obras de Inverno na capital. Ao todo, mais de 500 ruas já estão restabelecidas nas zonas Norte, Leste e Centro-Sul e só nessa primeira etapa, 1,7 mil vias de vários pontos da cidade estão na programação.

“A determinação do prefeito David Almeida é de que intensifiquemos ainda mais nossas ações, para estabilizar mais 1, 7 mil vias nesta primeira fase do programa e na sequência mais 10 mil até o fim deste ano”, informou o vice-prefeito e titular da Seminf, Marcos Rotta.

Nesta terça-feira, 25/5, os serviços seguem em 40 vias no conjunto Shangrilá, bairro Parque 10, zona Centro-Sul. As ruas do local estavam praticamente intrafegáveis devido ao grande número de buracos que dificultavam o fluxo de veículos e o acesso de moradores na área.

As ruas José Maria Moreno, Claude Debussy e José Pinto Corrêa, importantes vias com tráfego intenso, são as primeiras a receberem a nova camada asfáltica que está solucionando os problemas de trafegabilidade. Um efetivo de 50 homens trabalha na realização dos serviços, utilizando em média 150 toneladas de massa asfáltica, além de caminhões e rolo compactador. Na sequência, as vias Alexandre Magno, Epaminondas Baraúna e Teófilo Said também irão receber obras de infraestrutura básica.

De acordo com Marcos Rotta, os trabalhos das equipes que estão realizando o pacote de Obras de Inverno têm sido essenciais para que Manaus tenha de volta a sua trafegabilidade restabelecida, principalmente nos bairros e conjuntos.

“Nós estamos cumprindo o cronograma de obras, os conjuntos Galileia 1 e 2 já estão concluídos, assim como vias importantes do bairro de Flores. Nosso trabalho é sério, eficaz e visa melhorar o máximo de ruas possíveis nesse primeiro ano. Mesmo com a intensidade das chuvas, nos primeiros meses da nossa gestão, já atendemos mais de 2 mil ruas, apesar de estarmos com 80% dos servidores da Seminf afastados de seus postos em razão da pandemia, que infelizmente ainda não normalizou”, explica.

De acordo com o motoqueiro e morador do conjunto Shangrila Eden Seixas, o conjunto estava sem receber serviços da prefeitura há muito tempo e tomado de buracos nas vias.

“Ficava difícil, eu que trabalho de motoqueiro à noite, estava perigoso, acontecendo muitos acidentes por conta dos buracos. Graças a Deus que a prefeitura nessa nova gestão está olhando para o nosso conjunto. Eu só tenho a agradecer”, afirma o morador.

Mais obras

Na zona Norte, as ruas do conjunto Galileia 1 e 2, bairro Cidade Nova, foram beneficiadas e todas estão concluídas, e as equipes intensificam os serviços no Monte das Oliveiras, onde mais de 400 vias serão atendidas. Já na zona Leste, a rua Puraquê, bairro Jorge Teixeira, está recebendo a recomposição da base com aproximadamente 70 toneladas de asfalto. A meta é recuperar mais de 300 vias do bairro nesta primeira fase do programa.

Para Roberto da Silva, morador do Jorge Teixeira há 20 anos, os problemas de buracos são antigos.

“Estávamos esquecidos, tínhamos uma rua repleta de buracos, mas isto é coisa do passado, agora, as vias do bairro estão ficando com um aspecto bem melhor. Eu agradeço a todos pelos trabalhos, porque esse tipo de serviço representa economia na manutenção dos nossos veículos e facilidade de acesso para todos nós”, disse.