Semed dá início ao ciclo de formações de 2019 do Programa Tutorial Educacional

semed

Segue até o fim deste ano o ciclo de  formações do Programa Tutorial Educacional da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Em 2019, a ação será realizada em 95 escolas e vai envolver 92 professores. O Programa consiste em uma atividade pioneira em Manaus,  voltada à formação de educadores aprovados em concurso público, em estágio probatório.

O projeto, criado em 2015, visa fortalecer as práticas educativas e o  desenvolvimento profissional do professor, assim como a melhoria dos resultados de aprendizagem dos alunos, por meio de formação em serviço, acompanhamento pedagógico e avaliação gradativa do professor.

As formações são realizadas nas próprias escolas, em sala de aula   com o  professor em estágio probatório em um  encontro individual com formador/tutor da secretaria. 

Segundo a coordenadora geral do Programa de Tutoria Educacional da Semed, Adriana Barbosa, as formações são dinâmicas e customizadas e buscam o aprendizado e desenvolvimento gradativo dos profissionais atendidos pelo programa. Ela frisou ainda que o projeto busca trabalhar as habilidades e competências dos educadores em Manaus.

“O Programa  não tem uma ementa fixa, porque ele é  construído  e reconstruído  a partir das formações realizadas em salas de aula com o professor. Então esse professor fica aproximadamente de dez meses a um ano de formação. Nesse tempo, esse educador vivencia as estratégias de tutorial com seu formador, recebe  “feedback” , tem aulas compartilhadas com seu formador, que é um par mais experiente, e  que juntamente com ele constrói o  plano de formação”, explicou.

Modalidades
A formação é realizada para duas modalidades. A primeira é formação direta, voltada especificamente para os professores em  probatório, e a  segunda,  denominada como equipe gestora, é direcionada para pedagogos  e diretores escolares que atuam também no acompanhamento de professores novatos na rede, em suas respectivas unidades de ensino. 

Duração
Ao todo, cada professor receberá em torno de 20   formações  durante o ano, fragmentadas em encontro semanais. Já o segundo grupo, ou seja, da equipe gestora, receberá formação a cada 15 dias até o fim do ano letivo. 

Nessa segunda feira, 8/4, a formação foi realizada na Escola Municipal Manoel Francisco Garcia, localizada no bairro Gilberto Mestrinho, e foi direcionada a professora de educação infantil Lidiane Rodrigues Colares. A educadora,  que participou de seis formações frisou que o Programa está sendo um divisor de água no seu dia a dia como educadora.

“A formação está sendo de grande valia porque está me possibilitando uma auto avaliação  profissional e reflexão sobre  meu fazer pedagógico, isso porque o Programa propicia a  construção de conhecimento de forma continua”, destacou. 

Essa é a segunda educadora da unidade atendida pelo  Programa, desde 2015. Segundo a gestora, Hermânia Rocha da Silva,   a formação foi importante para escola avançar.

“O programa trouxe grandes impactos positivos no processo da prática do professor e a gente percebeu na aprendizagem das crianças e no desenvolvimento da prática desse professor. Por isso, acredito que esse programa só veio para somar com trabalho das escolas”, afirmou.

 

Texto: Emerson Santos/Semed
Fotos: Lton Santos/Semed