Amazonas

Sebrae Itacoatiara capacitará 200 MEIs através do programa SALTO

Sebrae | Foto: Divulgação
Sebrae | Foto: Divulgação
Zukka Brasil | AM
Escrito por Zukka Brasil | AM

Amazonas – O Sebrae Itacoatiara e a prefeitura de Itacoatiara realizam a primeira edição do programa Salto: Aceleradora de MEIs. A iniciativa vai proporcionar a capacitação gratuita a 200 MEIs da cidade, dos mais diversos segmentos. O programa é operado pela Impact Hub, uma rede global de apoio a empreendedores.

Na próxima terça-feira, dia 15 de setembro, às 19h, haverá o lançamento online do programa, que terá como objetivo passar todas as informações aos MEIs da cidade, bem como tirar dúvidas e unir os parceiros locais para o lançamento desse importante projeto. O evento é online, gratuito e será transmitido ao vivo pela página do facebook do SEBRAE Itacoatiara (https://web.facebook.com/groups/123608129079073/?_rdc=11&_rdr).

Mais informações

O programa surgiu em Santa Catarina e já foi realizado em nove cidades do estado. Itacoatiara será a segunda cidade do país a realizar o programa que até hoje somente aconteceu no sul. Em conjunto com o município, o Salto identifica quem são os MEIs interessados em acelerar seu crescimento, os engaja e os capacita. A iniciativa é gratuita e é uma ótima oportunidade para microempreendedores que queiram focar na estruturação de seus negócios.

Para participar, o MEI deve se inscrever pelo site do programa até dia 21 de setembro. As vagas são limitadas e para ser aprovado, a interessado deve estar formalizado como MEI e ser do município de Itacoatiara. O SEBRAE está oferecendo apoio a quem tiver interesse em se formalizar como MEI e também a quem precisar se suporte com as inscrições, pois é necessário acesso a internet.

Durante três meses, os microempreendedores receberão mentoria de profissionais e facilitadores, e participarão de oficinas e laboratórios de prática. O programa visa o crescimento da atuação do MEI em médio prazo, proporcionando aumento de clientes, incremento de sua renda, geração de novos empregos e, consequentemente, aquecimento da economia na região. Em 2019, os MEIs que fizeram parte do programa conquistaram ao todo 9.727 novos clientes e geraram 55 novos empregos para o Estado.

Sobre o programa

A Metodologia do Salto combina elementos de ponta do mundo das incubadoras e aceleradoras de negócios, com foco no uso das novas mídias e no desenvolvimento profissional e pessoal. Toda técnica é adaptada ao microempreendedor individual, buscando acelerar o seu crescimento de forma sustentável. São três etapas de aceleração – ou “saltos”, na concepção que dá nome ao programa –, com os seguintes temas: 1) Foco no autodesenvolvimento do MEI como empreendedor; 2) Foco no negócio (validação do mercado, modelagem de negócio); e 3) Foco no crescimento (desenvolvimento de planejamento estratégico e metas). Todas as etapas serão realizadas de forma online, prezando pela segurança dos participantes.

Em 2019, o programa impactou um total de 589 participantes, em oito cidades catarinenses. “Por todos os resultados obtidos nas edições realizadas pelo Impact Hub Floripa, fizemos uma parceria para operar o Salto no Amazonas. Os MEIs de Itacoatiara terão a oportunidade de participar do programa graças ao esforço do SEBRAE e da Prefeitura. Há uma vontade conjunta de apoiar os MEIs, especialmente nesse momento em que muitos sofreram impacto econômico com a pandemia”, afirma Juliana Teles, gestora do Salto no Impact Hub Manaus.

Programa Salto: Aceleradora de MEIs

Período de inscrição: 10 a 21 de setembro
Evento online de lançamento: 15 de setembro, às 19h
Link do lançamento online: https://web.facebook.com/groups/123608129079073/?_rdc=11&_rdr Inscrições pelo site: http://bit.ly/SaltoItacoatiara