Sebrae-AM orienta produtores rurais como proceder em tempo de pandemia

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O Sebrae-AM trabalha com os produtores rurais na orientação de suas atividades no período de pandemia. Uma de suas atividades é a parceria com a Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), presidida pelo presidente Flávio Anthony, que com sua política de compra de alimentos da agricultura familiar e das empresas do agro de micro e pequeno porte, tem conseguido reverter parte do problema da falta de alimentação de milhares de famílias em Manaus, com vulnerabilidade social e instituições filantrópicas tradicionais com comprovada atuação.

“Nós agimos de forma integrada com a ADS, em prol dos produtores rurais, que, neste momento, estão abastecendo a sociedade com suas produções vindas de todas as calhas dos rios do Amazonas. Orientamos eles sobre a gestão de seus negócios, vendas eletrônicas, delivery, marketing digital, crédito na Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e nos bancos; através dos fundos de garantias do Banco do Brasil e do Fundo de Aval para as Micro e Pequenas Empresas (Fampe) do Sebrae. De como eles devem proceder para fortalecer seus capitais de giro, folha de pagamento, investimentos essenciais em infraestrutura de gastos como água, luz, aluguel e investimentos em mídias sociais; em tempos de quarentena, onde as vendas estão sendo feitas por meio eletrônico, sem contato físico, para evitar a contaminação do Coronavirus”, destacou a diretora técnica do Sebrae, Adrianne Gonçalves.

A ADS tem distribuído alimentos nas famílias de baixa renda, que tem filhos nas escolas, que, neste momento, estão fechadas em função da quarentena decretada por decretos de calamidade pública nas esferas municipal e estadual. A produção do interior tem sido comprada diretamente dos produtores, dado que 21 feiras livres de grande e médio porte foram fechadas, para evitar aglomerações e a disseminação do contágio do Covid-19.

A parceria institucional entre as duas casas existe há anos, mas, no momento, com a pandemia, se estreitou ainda mais, em função da gravidade do cenário, em que a receita dos produtores rurais caiu em até 60%. Para evitar que as famílias da agricultura familiar e as empresas de micro e pequeno porte rural quebrem, o Sebrae montou a estratégia de atendimento online.

Desde, o dia 23 de março, quando a instituição deixou de atender presencialmente em sua sede na avenida Leonardo Malcher e nas seis unidades do interior: Itacoatiara, Manacapuru, Coari, Tefé, Tabatinga e Parintins foram atendidos de forma online 21 mil micros e pequenos e empresários; dentre eles centenas de produtores rurais da piscicultura, produção de frutas, hortaliças, agricultura orgânica, pecuária, laticínios, comunidades organizadas em cooperativas e associações de manejo sustentável de pirarucu, produtores de farinha, castanhas, óleos vegetais, dentre outros do setor primário.

Interiorização

A interiorização e o fortalecimento do agronegócio, são diretrizes centrais da nova gestão do Sebrae, que tem Lamisse Said Cavalcanti como superintendente, Adrianne Gonçalves na posição de diretora Técnica e Ananda Carvalho como diretora administrativa e financeira. Na presidência do Conselho Deliberativo Estadual (CDE), Muni Lourenço, que também é vice presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado Amazonas (Faea); mais um motivo para a ampliação da atuação junto aos produtores rurais, um nicho de mais de 300 mil produtores no Amazonas.

Capacitação

O Sebrae trabalha na capacitação de cada produtor usando tudo o que tem de melhor e de acordo com o perfil e necessidade de cada um. Pode ser na área de gestão, aptidão para a venda ao poder público, dinâmica de venda direta (envolvendo precificação ou acessível a alguma solução de produção rural). Anteriormente à pandemia o Sebrae havia planejado várias atividades coletivas de grande porte, com feiras regionais do agronegócio. Mas com a impossibilidade de aglomeração do público, por questões de segurança à saúde, foram preparados módulos online “, salientou Adrianne Gonçalves.

Esses módulos estão sendo utilizados no momento para vendas remotas, por exemplo, bem como o marketing digital, para fortalecer as vendas nas plataformas digitais e redes sociais , como instagran, facebook, you tube e outras. “Estamos atuando fortemente com produtores de Rio Preto da Eva, Novo Airão, Benjamim Constant, Presidente Figueiredo, e outros municípios do entono de Manaus e mais distantes; porque temos capilaridade em todo Estado, com as nossos polos do interior”, salientou Adrianne Gonçalves.

Artesanais

Há, também, uma dinâmica específica em Manaus, onde produtores rurais artesanais de alimentação tem sido beneficiados. Quem faz tapioca, lanches rápidos, sucos de polpa de fruta, bolos e que eram comercializados nas feiras da ADS, por exemplo, passaram a entregar seus produtos diretamente à população carente, em áreas de acolhimento do governo, como os reunidos na Arena Amadeu Teixeira, Abrigo do Coroado e o Instituto Abílio Pontes.

Segundo o presidente da ADS, Flávio Anthony, a compra de mais de 200 toneladas de alimentos de várias calhas do Amazonas, tem sido a forma mais prática de capitalizar os produtores rurais, que não podem comercializar suas mercadorias da terra e dos lagos e rios nas feiras da capital e do interior, em função de medidas de segurança à saúde pública nesta crise da pandemia.

Produtos

Em uma escala maior, produtos como abacaxi, abobora, banana, couve, macaxeira, feijão de metro, espinafre, limão, pimentão, peixes, entre outros, estão sendo adquiridos pela ADS de forma emergencial, para capitalizar os produtores rurais e diminuir os prejuízos provocados pelo coronavirus.

Mídias Sociais

O Sebrae entende, segundo a diretora Adrianne Gonçalves, que este trabalho de orientação dos produtores rurais “é fundamental para evitar que a economia sofra mais ainda e para prepará-los à reinvenção dos seus negócios; porque depois que a pandemia passar, tudo será diferente nas relações comerciais e operacionais, onde as mídias sociais terão vital importância às atividades dos produtores rurais do Amazonas.

Delivery

Neste quesito, serviços de delivery com orientação do Sebrae e integrado com a ADS, observa-se centenas de produtores e comerciantes de alimentos, como a Suzy Pinheiro que vende peixes; a Regional Casa de Peixe; Frigorífico JB Serpa. Mas há, também, os serviços delivery dos feirantes como da Hidrosol Folhosas; Sítio Joana Darc; Sítio Dourado; Sítio Santa Luzia; Sítio Nossa Senhora Aparecida; Hortifruti e Plantas; entre outros.

Na área de comercialização de ovos tem a Granja Sakamoto; de abacaxis há a Abacaxi Regional; a Laranja Regional; Laranja Mix; Delícia Milho; Campagnolli Sítio e Empório; Amazon Nat; Art Leite; Norte Açaí; Produtos Caseiros do Paulista; enfim, uma gama de produtores do setor primário, que fazem a diferença nesta parceria Sebrae/ADS.

Com informações de Antonio Ximenes

Fotos: Divulgação ADS e Sebrae