ESPECIAL PUBLICITÁRIO

Sebrae AM leva empreendedorismo à calha do Juruá no interior da Amazônia Profunda

Feira do Empreendedorismo de Itamarati Calha do Juruá Amazonas Sebrae-AM
Foto: Divulgação
Escrito por Zukka Brasil | AM

O Sebrae mobilizou seis mil pessoas na Feira do Empreendedorismo de Itamarati na calha do rio Juruá nos dias 29,30 e 31 de outubro. No evento, onde também foi escolhida a Miss do Empreendedorismo Itamarati 2021, Sabrina Silva, marcou a retomada presencial da instituição no interior da Amazônia Profunda.

Segundo o coordenador geral das atividades do Sebrae na região, Leonardo Medeiros de Almeida, 350 pessoas se habilitaram para serem empreendedoras nas diversas oficinas e cursos realizadas durante duas semanas.

“Nós preparamos as pessoas para que elas tenham independência econômica e não medimos esforços,quando se trata da interiorização do Sebrae.Itamarati tem grande potencial com os produtos da floresta, dos rios e do agronegócio sustentável.O comércio local se fortalece com a abertura de novas micros e pequenas empresas geradas pelo nosso trabalho de formação empreendedora”,afirmou.

A consultora do Sebrae Dulcira Oliveira ministrou a oficina de bolsas e carteiras para 34 mulheres, que em três dias conseguiram fazer bolsas para oferecer no mercado local, não sem antes desfilarem na passarela da feira como empreendedoras artesanais.

“Conseguimos estabelecer um padrão profissional na confecção das bolsas, que permitirá-lhes ter independência econômica”, comentou Dulcira.

A empreendedora Sami Silva da Silva confeccionou uma bolsa de cor vermelha e preta, de singular elegância.

“Aprendi como fazer e vou criar uma linha de produção para vender para as mulheres de Itamarati e de outras cidades, como Carauari e Eirunepé, todas da calha do rio Juruá. É uma maneira segura de ter mais renda”, ressaltou.

CURSOS

Durante duas semanas o Sebrae realizou cursos de filetagem de peixes, retirada de espinhos, seminário de mulheres empreendedoras, curso de segurança de dados LGPD, oficinas de bolsas e carteiras, entre outras áreas empreendedoras.

A advogada e responsável pela área de segurança de dados do Sebrae na Feira de Empreendedorismo de Itamarati, Mariza Xavier, fez uma palestra para mais de 35 pessoas sobre como preservar os dados pessoais e não permitir que a Internet devasse à vida das pessoas nas relações empresariais e pessoais.

“A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) existe para proteger as pessoas dos crimes de invasão de privacidade e da manipulação dos dados. Orientá-las sobre como se defender das agressões desta natureza,faz parte das nossas atividades no Sebrae”, comentou.

Os pontos altos da Feira do Empreendedorismo de Itamarati foram nos dias 29,30 e 31 de outubro, quando mais de seis mil pessoas foram à praça da orla do rio Juruá para festejarem a retomada das ações empreendedoras pós pandemia.

Mais de 40 expositores de alimentos tiveram todos os seus estoques comercializados. Foi o caso da senhora Maria Francisca Ferreira da Costa, que com suas irmãs Antônia Sandra Ferreira da Costa e Maria Antônia Ferreira da Costa, faturaram mais de R$ 5 mil na venda de alimentos em três dias.

“Foi um sucesso a realização da feira do empreendedorismo, porque as pessoas estavam precisando sair para a rua e festejar a vida”, afirmou Maria Francisca.

BINGO

Um animado bingo com quatro mil cartelas distribuídas gratuitamente reuniu os participantes que ganharam 40 presentes fornecidos por empresas locais,desde liquidificadores, a jogos de panelas, e vários aparelhos eletrônicos.

MISS

O toque de glamour da feira culminou com três dias de desfile das candidatas a Miss da Feira do Empreendedorismo de Itamarati de 2021. A vencedora foi a estudante Sabrina Oliveira da Silva,17, que com elegância, simpatia e carisma arrebatou os jurados que a escolheram como a Miss.

“Eu estou muito feliz,porque me preparei durante um mês para conquistar este título, que é o início da minha carreira no mundo das passarelas”, afirmou Sabrina Silva.

A delegada civil de Itamarati, Ariadne Carvalho de Souza, uma das juradas, disse “que a disputa do título de Miss foi equilibrada e que a beleza da mulher da floresta brilhou mais intensamente em Sabrina Silva, que preencheu todos os requisitos exigidos para a ocasião”.

O prefeito de Itamarati, João Campelo, agradeceu ao Sebrae e aos demais parceiros, dentre eles os empresários e o Idam, pelo sucesso do evento.

“O empreendedorismo é sempre bem vindo a nossa Itamarati e o Sebrae é um grande parceiro”.

EQUILÍBRIO

O gerente do Idam de Itamarati, José Artemis, disse “que a mobilização para a realização da feira se deu de maneira equilibrada com a colaboração da prefeitura, empresários locais, Sebrae e do governo do Estado, através do Idam”.