Sem categoria

Seapa e Casa do Cidadão inauguram nova feira livre

Feira livre erm Roraima. Foto: Ascom/Seapa
Feira livre erm Roraima. Foto: Ascom/Seapa
Zukka Brasil | RR
Escrito por Zukka Brasil | RR

Com o intuito de criar mais uma alternativa de geração de emprego e renda, o Governo de Roraima, por meio da Seapa (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e a Casa do Cidadão, inaugurou na manhã desta quinta-feira, 24, mais uma feira livre. A nova feira funcionará todas as quintas-feiras, das 7h30 às 11h30, dentro da Casa do Cidadão, localizada na Rua Izídio Galdino da Silva, no bairro Senador Hélio Campos (em frente ao campo do Cachorrão).

No local, o feirante estará preparado para atender com todas as normas de segurança exigidas. O objetivo é fazer que o contato físico seja mínimo. Segundo o secretário Emerson Baú, a Seapa segue orientação do governador Antonio Denarium para apoiar a agricultura familiar e os pequenos comerciantes.

“A Seapa tem como missão trabalhar a cadeia produtiva para o produtor, desde a etapa de aquisição de insumos até a comercialização. Uma das coisas que nós estamos fortalecendo com a gestão do governador Antonio Denarium é no processo de auxílio à comercialização, com fortalecimento do PAA [Programa de Aquisição de Alimentos], com fortalecimento de sistemas de escoamento como a Plataforma PARR [Produtos da Agricultura de Roraima]”, disse.

As feiras livres foram fechadas para não propagar o novo Coronavírus (COVID-19) no momento mais crítico da pandemia. Nesta nova etapa de reabertura, além da inauguração da feira da Casa do Cidadão, também foram reabertas as duas outras feiras que são administradas pela Seapa (uma no residencial Vila Jardim e outra no Conjunto Cidadão).

“As recomendações de segurança serão aplicadas rigorosamente e os cuidados serão redobrados. Serão 50% dos feirantes se revezando nos dias permitidos”, frisou Baú.

O secretário informa ainda que o fortalecimento das feiras contemplará todo o Estado.

“Já tivemos a oportunidade de fortalecer as feiras da vila do Apiaú e de Nova Colina; sábado passado iniciamos a feira de Campos Novos e agora estamos com essa feira na Casa do Cidadão, em parceria com a Casa Civil e a Casa do Cidadão, que querem levar mais uma possibilidade de escoamento da produção e o atendimento da população daquela região. É o Governo de Roraima buscando trabalhar com o agricultor em todos os seus elos da cadeia produtiva”, esclareceu.

Benefício direto a quem trabalha com hortas

A feirinha da Seapa e Casa do Cidadão atenderá 12 produtores neste primeiro momento.

“A feira vai atender os microempreendedores que têm suas hortas na zona oeste de Boa Vista, para vender hortifrúti, farinha, goma, entre outros produtos. Todas as quintas-feiras, dez feirantes irão expor aqui na Casa do Cidadão. Se houver uma grande demanda, a gente vai dividir, uma semana uma turma e outra semana outra turma”, explicou a responsável pela Casa do Cidadão, Ava Patrícia.

A feirante Jardene Saraiva comemorou a liberação das feiras livres.

“Voltamos hoje, graças a Deus. Para nós, que dependemos dessas feiras, é uma vitória poder voltar a trabalhar. Com fé em Deus, trabalhando direitinho, mantendo distanciamento, com álcool, luva, touca e máscara, a gente vai seguindo todas as regras e vai dando certo”, disse.

Feira itinerante surgiu durante a pandemia

Foi durante a pandemia que a Seapa organizou a criação da feira itinerante “Feira Pague e Leve da Agricultura Familiar”, para incentivar a compra dos produtos originários dos pequenos produtores. Trata-se de uma feira diferente, estilo drive-thru, onde os clientes entravam com o carro e não precisavam descer dos seus veículos.

Jardene Saraiva comercializa lanches, cereais, goma, farinha e tapioca. De acordo com ela, os feirantes foram bem recebidos no retorno das atividades. A feirante também participou da feira que funciona na frente da sede da Seapa. “As pessoas estavam com saudades da feira. Ninguém esperava que a pandemia iria acontecer. A economia acabou. Graças à feira do Pague e Leve, deu para levar o sustento para família e só tenho a agradecer. Para mim, foi ótimo”, disse.

SERVIÇO DAS FEIRAS LIVRES ADMINISTRADAS PELA SEAPA

• Feira do Pague e Leve da Agricultura Familiar – funciona às sextas e sábados, das 7h às 12h30, em frente à Seapa, que fica localizada na Rua General Penha Brasil, 1121, no bairro São Francisco;

• Feira Itinerante do Vila Jardim, no Cidade Satélite – funciona todas as quartas-feiras, das 6h às 20h;

• Feira Itinerante do Conjunto Cidadão – funciona todas as sextas-feiras, das 6h às 12h;

• Feirinha da Seapa e Casa do Cidadão, funciona todas às quintas-feiras, das 7h30 às 11h30 – localizada dentro da Casa do Cidadão, na Rua Izídio Galdino da Silva, Bairro Senador Hélio Campos (em frente ao campo do Cachorrão).