Amazonas

Seap fiscaliza cozinhas dos presídios da capital

Zukka Brasil
Escrito por Zukka Brasil

A Coordenadoria de Saúde do Sistema Prisional e a Ouvidoria da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) realizaram nesta semana uma fiscalização nas cozinhas de todas as unidades prisionais da capital. A ação atende a uma solicitação do Ministério Público do Estado (MPE), que apresentou sugestões de melhorias para que os serviços tenham um melhor desempenho.

As inspeções realizadas pela secretaria têm o objetivo de acompanhar o cumprimento das determinações do MPE, bem como os procedimentos implantados na parte de alimentação. A ouvidora da Seap, Sarah Teles, informou que serão vistoriados o preparo, embalo e distribuição das refeições. “O acompanhamento é de extrema importância para que possamos manter a qualidade dos alimentos destinados aos internos”.

A primeira unidade prisional visitada foi o Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), seguido do Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), Centros de Detenção Provisório de Manaus 1 e 2, Penitenciária Feminina de Manaus (PFM) e Centro de Detenção Provisório Feminino (CDPF).

Segundo a coordenadora de saúde da Seap, Alyne Botelho, as fiscalizações irão acontecer mensalmente. “Vamos acompanhar e fiscalizar de perto o funcionamento de toda logística de alimentação e nutrição das pessoas privadas de liberdade e o cumprimento das obrigações por parte das empresas cogestoras no quesito das refeições”, afirmou.

FOTOS: Divulgação / Seap