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Samel e UEA reativam Chatbot para orientar população sobre Covid-19

Hospital Samel | Foto: Divulgação
Hospital Samel | Foto: Divulgação
Zukka Brasil | AM
Escrito por Zukka Brasil | AM

Com a finalidade de esclarecer dúvidas sobre o novo coronavírus, prevenções e tratamentos, com informações confiáveis e de qualidade de especialistas, que possam ajudar no processo de enfrentamento ao vírus, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e Samel, reativou seu serviço de Chatbot, nesta terça-feira (26/01). O atendimento gratuito para toda a população do Amazonas será realizado, exclusivamente, pelo aplicativo da Samel.

O serviço de ChatBot, que utiliza um programa de computador similar a uma conversa humana em um chat, contará com o atendimento médico, psicológico, triagem e monitoramento dos pacientes. Funcionará de segunda a sexta-feira e, também aos fins de semana e feriados, das 7h às 23h.

A coordenadora do projeto, professora Dra. Elielza Guerreiro Menezes, destaca que o Chatbot da UEA terá o apoio de uma equipe multidisciplinar, formada por 100 profissionais entre Enfermeiros, Médicos, Psicólogos, Odontólogos, Fisioterapeutas, Farmacêuticos, Biólogos, Residente de Enfermagem e alunos da área de saúde do 8º período.

“O nosso objetivo é fazer uma triagem utilizando uma classificação de prioridade que contemplam uma pontuação por cores: Cor azul: não urgente; Cor verde: pouco urgente; Cor laranja: urgente; Cor vermelho: emergência. O atendimento médico será mediado por teleconsulta, prescrição e monitoramento até a alta. É importante a reativação do Chatbot para atender a população por meio da triagem, desde aquelas que apresentam sintomas leves até sintomas graves, para reduzir o fluxo de atendimentos nas unidades de saúde, que já estão lotadas”, enfatizou Elielza.