Manaus

Rotta acompanha obras em comunidade na zona rural de Manaus

Vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta na Zona Rural de Manaus | Foto: Osmar Netto / Seminf
Vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta na Zona Rural de Manaus | Foto: Osmar Netto / Seminf
Escrito por Zukka Brasil | AM

O vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Marcos Rotta, acompanhou neste sábado, 15/5, as obras de recuperação que a Prefeitura de Manaus realiza no ramal da Cooperativa, que tem acesso pela BR-174 (Manaus-Boa Vista), e também a recuperação executada nas 26 ruas da comunidade Nossa Senhora de Fátima, localizada no final do ramal.

Os trabalhos estão sendo desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), desde 5/3. Rotta explicou que assim que ele e o prefeito David Almeida receberam a demanda dos moradores da área determinaram a realização das obras, não apenas para garantir acessibilidade no local, como também para o escoamento da produção rural das 18 vicinais que cortam o Cooperativa, que há anos não recebia nenhuma intervenção do Executivo municipal.

“Nós recebemos a demanda de que o ramal da Cooperativa estava intransitável, as pessoas não conseguiam entrar e muito menos sair para fazer o escoamento da produção. Imediatamente o prefeito, que esteve aqui, determinou a recuperação dos 48 quilômetros do ramal, até a comunidade Nossa Senhora de Fátima, onde nós estamos hoje. Aqui nós tivemos que rebaixar a ladeira, colocamos fresas nas principais ladeiras e estamos fazendo agora contenções em muitas áreas alagadas com redes de drenagem”, destacou o vice-prefeito.

A ação beneficia diretamente 11 mil famílias que vivem nas 25 comunidades próximas, e que há anos não recebiam qualquer tipo de assistência da prefeitura. Com o período de chuvas, os problemas foram agravados por toda a região. De acordo com o vice-prefeito, atuar também nas comunidades rurais e nos bairros mais afastados de Manaus foi um compromisso assumido por ele e pelo prefeito David ainda na campanha.

“Estamos proporcionando melhorias não apenas na área urbana, mas nas comunidades rurais, mesmo em um cenário muito complexo, de poucos recursos e em um período de muita chuva, mas com muita vontade de continuar servindo a cidade de Manaus na sua amplitude, não esquecendo em nenhum momento as áreas ribeirinhas e rurais. Há muitas vicinais que precisam de atenção da prefeitura e, hoje, trazemos a atenção que essas pessoas merecem há tanto tempo”, concluiu Rotta.

Produção

Mais de 3 mil produtores rurais que moram no entorno da comunidade e serão beneficiados, entre eles José Bezerra, de 55 anos, que há 27 vive da venda de frutas e doces regionais. Ele disse nunca ter visto um prefeito e um vice-prefeito na comunidade, trabalhando para levar melhorias à comunidade do ramal da Cooperativa.

“Pela primeira vez eu vejo esse trabalho, com a presença do prefeito David, que já esteve aqui e do vice Marcos Rotta. Agora, com essa estrada pronta, tudo vai melhorar para a gente. A situação aqui é muito difícil, por exemplo, eu ainda não comprei uma motocicleta porque aqui é um atoleiro, em dias de chuva não passa ninguém. Agora, com essa melhoria, os carros já passam e eu não vou precisar mais pagar frete para que os meus produtos cheguem até Manaus”, afirmou.

Iluminação

Na próxima semana, o prefeito David Almeida e o vice Marcos Rotta vão lançar o programa ‘Ilumina Manaus Rural’, para levar iluminação a LED a mais de 70 pontos da comunidade Nossa Senhora de Fátima e garantir segurança a quem vive na área. A meta é garantir iluminação pública com lâmpadas LED para as comunidades rurais da capital.

— — —

Texto – Mariana Rocha